Léo Cunha solicita que governo restaure réplica da Torre de Pisa em Montes Altos

icone-whatsapp
Assecom / Léo Cunha
15/02/2013 08h51

 

O deputado Léo Cunha solicita que o governo do Estado libere recursos a fim de que a réplica da Torre de Pisa, localizada na cidade de Montes Altos, há 65 km de Imperatriz, seja imediatamente recuperada.

 

A obra foi construída em 1995 em homenagem ao centenário da chegada dos padres capuchinhos no Maranhão, e hoje é a maior atração turística da cidade, mas devido à falta de manutenção e a ação do tempo, apresenta muitas rachaduras e infiltrações, ameaçando, inclusive, cair, enterrando consigo parte importante da historia do município.

 

A situação da torre chegou a ser noticiada em rede nacional por vários veículos de comunicação, entre eles, a TV Globo. Na matéria exibida, o repórter Alex Barbosa chamou atenção para as semelhanças da torre de Montes Altos com a Torre de Pisa original, localizada na cidade de Pisa, na Itália, onde foi construída em 1174.

 

Ao tomar conhecimento da gravidade da situação, o deputado sensibilizou-se com a população de Montes Altos e decidiu pedir ajuda ao governo, visto que a prefeitura da cidade não dispõe dos recursos necessários para realizar a obra, cuja execução foi avaliada, por um grupo de engenheiros, em mais de R$ 230 mil.

 

Em seu pedido, Léo Cunha solicitará a liberação de recursos o mais rápido possível, pois com a chegada do período chuvoso a situação fica ainda mais preocupante. “Com a chuva que já começou a cair, aumentarão as infiltrações nas rachaduras, piorando muito a situação dessa torre,” ressaltou.

 

Além de preservar o monumento, o deputado explica que a obra também irá resguardar a vida dos moradores que temem que algo de pior possa acontecer, como alerta Maria Madalena moradora de Montes Altos: “Estamos correndo um grande risco, pois se ela chegar a desabar pode fazer um estrago muito grande, e até causar a morte de alguém de esteja por perto”.

 

Para Léo Cunha, a recuperação da torre irá resgatar uma parte muito importante da memória da população do município e do Estado. “É um marco da memória da população, daí a importância de esse monumento seja restaurado e mantido, pois ele faz parte da historia da cidade e da Igreja Católica no nosso estado,” enfatizou o parlamentar.

 

TOMBAMENTO

 

E reconhecendo a relevância da torre de pisa de Montes Altos, o deputado Léo Cunha pedirá ainda que o monumento, além de restaurado, seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Emancipada em 1955, pelo então governador Eugenio Barros, a cidade de Montes Altos está localizada no sudoeste do Estado e é cercada por montes sendo composta por terras povoadas por índios Krikatis.

 

A torre foi construída pelo padre capuchinho Aristides Arioli, em 18 de março de 1995. Data em que se comemorava 33 anos dos padres capuchinhos na cidade de Montes Altos e o centenário deles no Maranhão. Com a construção da torre, Aristides quis plantar um marco que lembrasse a data, além de prestar uma bela homenagem aos religiosos.

 

“Entendo que essa construção pelo significado que possui deve ser inserida entre as edificações tombadas pelo Iphan, para que a sua historia possa ser ainda mais resguardada,” disse Léo Cunha.

 


Banner