Assembleia desenvolverá política de prevenção de acidentes, diz Ivan Sarney

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/02/2013 13h50

Assembleia desenvolverá  política de prevenção de acidentes, diz Ivan Sarney
Foto original

 

Um dos participantes do ato público que lançou, em São Luís, o Programa Trabalho Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Ivan Sarney, disse que a Escola do Legislativo pretende desenvolver um programa que trabalhe junto aos servidores da Casa uma política de prevenção a acidentes nos locais de trabalho.

 

“A Assembleia sempre estará atenta a questões como essa, pois se tratam de propostas de proteção à vida, gestos de valorização do homem. Por isso criar um programa que previna acidente e melhore a vida dos servidores é muito importante. É importante não apenas fornecer equipamentos, mas educar para que acidentes não aconteçam”, destacou o diretor.

 

Independente de um programa específico, segundo o diretor, a Escola do Legislativo já desenvolve projetos similares que ajudam na educação e prevenção a doenças do trabalho, por exemplo. “Ainda não são programas voltados propriamente à prevenção de acidentes, mas a Escola do Legislativo já ajudou no treinamento e formação de uma brigada anti-incêndio, além de capacitações sobre primeiros socorros e palestras sobre saúde”, explicou.

 

Além do Diretor de Relações Institucionais, a Assembleia Legislativa também esteve representada pelo 4º Secretário da Mesa Diretora, o deputado Zé Carlos.

 

ATO

 

O Ato Público pelo Trabalho Seguro foi realizado por toda a manhã desta sexta-feira (15), na portaria da empresa Vale, localizada no Anjo da Guarda. O evento reuniu, além de trabalhadores da construção civil e ferroviários, várias autoridades locais e nacionais, como presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.

 

Este foi o 14º evento similar realizado no país, desde o ano passado. Conforme os dados estatísticos de acidentes de trabalho dos municípios do estado do Maranhão, extraídos do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2010 do Ministério da Previdência Social, o Maranhão registrou 5.936 acidentes de trabalho, o que representa 0,85% do total de acidentes de trabalho no país.

 

 


Banner