Exposição retrata a história da política maranhense no Dia do Poder Legislativo

icone-whatsapp
Agência Assembleia
18/02/2013 15h07

Exposição retrata a história da política maranhense no Dia do Poder Legislativo
Foto original

 

A sessão solene em homenagem ao Dia do Poder Legislativo no Estado do Maranhão e ao aniversário da Assembleia Legislativa, que completou 178 anos de instalação, iniciou na tarde desta segunda-feira (18). No rol do Plenário Nagib Haickel, com o tema “Democracia e Renovação”, uma exposição fotográfica reviveu a história política do Maranhão.

 

Segundo o organizador da exposição, o diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Ivan Sarney, as fotos relembraram parte do processo democrático do Maranhão, que foi marcado por crises - como o dia em deputados de oposição foram impedidos de entrar no plenário-, alianças, campanhas políticas, julgamentos, enfim, momentos que sedimentaram o caminho até a democracia dos dias atuais.

 

Ivan Sarney disse que a exposição representou uma homenagem da Assembleia a todos os ex-deputados e que este gesto só foi possível graças ao ex-deputado Benedito Buzar, que gentilmente cedeu seu acervo pessoal.

 

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura da sessão solene estavam a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia Rocha e o presidente da Embratur Flávio Dino. Após o hasteamento das bandeiras, o evento continuou no plenário Nagib Haickel com a palestra do professor Antônio Barbosa, com o tema: “Assembleias Legislativas Provinciais. A República. A Ditadura Militar de 1964. A Nova República”.

 

Um momento de grande expectativa da sessão solene foi a “devolução dos mandatos” aos deputados cassados pela revolução de 1964 – Benedito Buzzar, Sálvio Dino e Kleber Leite (em memória). A solenidade encerrou com uma homenagem a todos os deputados estaduais integrantes das legislaturas no Período Republicano (século XX), simbolizada nas pessoas dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão.


Banner