Deputados do período republicano são homenageados pela AL

Samartony Martins
18/02/2013 18h08

Deputados do período republicano são homenageados pela AL

Todos os deputados estaduais integrantes das legislaturas no período Republicano (século XX) - que fazem parte da história da Assembleia Legislativa do Maranhão desde a sua instalação no Estado até os dias de hoje - foram homenageados no final da tarde desta segunda-feira (18), durante a Sessão Solene que marcou a passagem dos 178 anos do Poder Legislativo maranhense.

Em sua palestra Assembleias Legislativas Provinciais – A República – A Ditadura Militar de 1964 – A Nova República, o professor Antonio Barbosa, consultor legislativo do Senado Federal, lembrou que a primeira constituição do Brasil era uma das mais avançadas do mundo para aquela época.  Antonio Barbosa acrescentou que a função estabelecida para as primeiras assembléias no país era de legislar sobre assuntos municipais e provinciais, como obras públicas, estradas e navegação no interior da Província; controle dos atos do Presidente da Província em relação aos empregados provinciais; etc.

Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os parlamentares, o atual presidente da Casa Legislativa, o deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), entregou uma placa comemorativa, simbolizada nas pessoas dos ex-presidentes da Casa Legislativa.

Já passaram pelo comando da Casa Legislativa 38 parlamentares, como José Pires da Fonseca, César Aboud, Ivar Saldanha, Alexandre Costa, Oswaldo Nunes Freire, Nagib Haikel, Ricardo Murad, Manoel Ribeiro, Carlos Alberto Milhomem, João Evangelista e Marcelo Tavares.

O deputado estadual Manoel Ribeiro, que ficou à frente da presidência da Casa Legislativa de 1993 a 2003, destacou a importância da homenagem a todos os parlamentares que exerceram o cargo de presidente da instituição. Manoel Ribeiro enfatizou: “Este ato tem uma grande importância, pois demonstra o reconhecimento e o respeito da Assembleia pelo trabalho de todos os ex-presidentes desta Casa Legislativa”, disse o parlamentar.

Quem também ressaltou a importância da homenagem foi Genésio Moraes Rêgo Caldas, neto do primeiro presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Genésio Euwaldo de Moraes Rego.  “Este reconhecimento é fundamental para a nossa história. Isso mostra que ele continua a ser lembrado como um homem que fez muito pelo Maranhão. Ele soube conciliar a medicina e a  política em prol do povo maranhense. É uma emoção muito grande para mim e minha família”, disse ele em tom de emoção.

Para Marcos Antonio Texeira, que representou Temístocles Texeira, a homenagem é uma forma de manter viva a imagem de quem fez e faz a política no Estado. “Quem não conhece a história de sua cidade, de seu Estado e de seu país, não pode elaborar um futuro para o seu povo. Importante esta iniciativa do presidente Arnaldo Melo em reascender a história dos ex-presidentes que passaram pela Assembleia Legislativa. É de fundamental importância olhar para o passado para traçar o futuro”, ressaltou Marco Antonio Texeira.