Arnaldo Melo diz que devolução de mandatos reafirma a democracia

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
18/02/2013 19h11

Arnaldo Melo diz que devolução de mandatos reafirma a democracia
Foto original

 

“Os olhos da minha alma estão chorando de alegria por poder devolver esses mandatos”, disse o deputado Arnaldo Melo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, na sessão solene desta segunda-feira (18), em pronunciamento que encerrou a cerimônia comemorativa dos 178 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Dia do Parlamento Maranhense, instituído por lei como o dia 16 de fevereiro.

 

A sessão solene em comemoração aos 178 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão foi marcada de muita emoção e teve dois grandes momentos. O primeiro foi a entrega do diploma de deputado estadual a Sálvio Dino, Benedito Buzar e Kleber Leite (em memória), que tiveram seus mandatos cassados durante a Ditadura Militar, no ano de 1963. O segundo foi a homenagem prestada a todos os deputados que já presidiram a Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

O presidente da Assembleia, emocionado, declarou que devolver os mandatos aos ex-deputados Sálvio Dino, Benedito Buzar e Kleber Leite, em memória, é um gesto de reafirmação democrática e um pedido de desculpas por equívocos cometidos no passado. “Devolver esses mandatos, simbolicamente, 49 anos depois, é um gesto conciliatório com aqueles que sofreram durante o “anos de chumbo” e, ao mesmo tempo, um reconhecimento pela luta que enfrentaram”, afirmou.

 

O presidente Arnaldo Melo explicou que a comemoração do Dia do Parlamento Maranhense é um processo de olhar para o passado e de revisitar nossa história para compreender os percalços da trajetória do Poder Legislativo do Maranhão.

 

“Desencadeamos um processo de estreitar os laços entre o Poder Legislativo Estadual e a comunidade. Iniciamos com a homenagem prestada por esta Casa aos 400 maranhenses que mais contribuíram com a cidade de São Luís, no século XX, em comemoração aos 400 anos de nossa capital, e hoje damos continuidade com este momento de intensa emoção de homenagem ao Parlamento do Maranhão”, declarou o presidente da Assembleia.


Banner