Deputados do Piauí participam de solenidade e acertam visita a projetos

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
19/02/2013 09h41

Deputados do Piauí participam de solenidade e acertam visita a projetos
Foto original

 

Um grupo de quatro deputados estaduais do Piauí, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Estado vizinho, Temístocles Filho, manteve, na noite desta segunda-feira (18), um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), o deputado Fábio Braga (PMDB) e o secretário maranhense de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, na sede do Legislativo maranhense, para ouvir uma explanação do secretário sobre os projetos em andamento no Estado.

 

Os parlamentares, que vieram prestigiar a solenidade de 178 anos de criação do Poder Legislativo maranhense, definiram com o presidente Arnaldo Melo e o secretário que o grupo retorna na segunda quinzena de março, em data ainda a ser definida, para conhecer os projetos de exploração de gás natural em Santo Antônio dos Lopes, a expansão do Porto do Itaqui, as obras iniciais da refinaria da Petrobrás, em Bacabeira, e a fábrica de celulose da Suzano, em Imperatriz.

 

GÁS NATURAL

 

Nesse primeiro encontro, o secretário de Indústria e Comércio falou ligeiramente sobre os projetos em execução no Estado, e disse, por exemplo, que em Santo Antônio a OGX Maranhão já está produzido gás para termoelétricas, numa área de 25 milhões de metros quadrados e que envolve 52 municípios.

 

O interesse dos deputados piauienses - além do presidente da Assembleia, estavam presentes Antônio Félix, Evaldo Gomes e Tadeu Maia Filho - no projeto de gás natural é porque a Agência Nacional de Petróleo (ANP) vai fazer um novo leilão de lotes, em abril, que somam seis no Maranhão e uma grande quantidade no Piauí.

 

O presidente da Assembleia do Maranhão, Arnaldo Melo, colocou a Casa à disposição dos parlamentares do Estado vizinho e acertaram uma visita de pelo menos dois dias, acompanhados com o secretário de Indústria e Comércio maranhense.

 

UNIDADE DA OGX

 

Em Santo Antônio está sendo implantada a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e a Usina Termelétrica Parnaíba (UTE). O gás natural a ser tratado e produzido na UTG virá do campo de Gavião Real (localizado em Santo Antônio dos Lopes) e posteriormente de Gavião Azul (Capinzal do Norte).

 

A produção deverá ter início no segundo semestre deste ano e poderá atingir até seis milhões de metros cúbicos por dia. Este volume significa dobrar a produção atual de gás natural  no Brasil, de acordo com o secretário.

 

A primeira visita vai ser ao Porto do Itaqui, que está sendo ampliado, depois ao projeto da refinaria e, por último, a Santo Antônio do Lopes e à usina da Suzano, em Imperatriz.

 

REFINARIA E CELULOSE

 

O presidente Arnaldo Melo e o secretário destacaram a grandeza dos projetos e disseram, por exemplo, que só a refinara está sendo implantada em duas mil hectares e já foi realizada a terraplanagem em mil hectares, com a preparação para que em 2014 o projeto comece pela Petrobrás ao custo de U$ 19 bilhões.

 

A unidade no Maranhão da Suzano Papel e Celulose caminha no cronograma previsto e no final do ano deve começar a produzir.

 

O presidente Arnaldo Melo elogiou o interesse dos colegas piauienses nesses projetos e afirmou que a troca de experiência é benéfica para os dois Estados.


Banner