Exposição fotográfica revive a história da política no Maranhão

Agência Assembleia
19/02/2013 11h30

Exposição fotográfica revive a história da política no Maranhão

As comemorações pelo Dia do Poder Legislativo no Estado do Maranhão e aniversário da Assembleia Legislativa, que completou 178 anos de instalação, continuam com uma exposição fotográfica que revive a história política do Maranhão, sob o tema “Democracia e Renovação”. O acervo permanecerá exposto para visitação nos próximos dias, no rol do Plenário Nagib Haickel.

Segundo o organizador da exposição, o diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Ivan Sarney, as fotos relembraram parte do processo democrático do Maranhão, que foi marcado por crises - como o dia em deputados de oposição foram impedidos de entrar no plenário-, alianças, campanhas políticas, julgamentos, enfim, momentos que sedimentaram o caminho até a democracia dos dias atuais.

Ivan Sarney disse que a exposição representou uma homenagem da Assembleia a todos os ex-deputados e que este gesto só foi possível graças ao ex-deputado Benedito Buzar, que gentilmente cedeu seu acervo pessoal.

SESSÃO SOLENE

A abertura da exposição fotográfica aconteceu juntamente com a sessão solene realizada em comemoração ao transcurso do 178º aniversário de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão e ao Dia do Poder Legislativo, na tarde da última segunda-feira (18).

Um momento de grande expectativa das comemorações foi a “devolução dos mandatos” aos deputados cassados pela revolução de 1964 – Benedito Buzzar, Sálvio Dino e Kleber Leite (em memória). A solenidade também fez uma homenagem a todos os deputados estaduais integrantes das legislaturas no Período Republicano (século XX), simbolizada nas pessoas dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado, Washington Luiz de Oliveira, representando a governadora Roseana Sarney; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; vereador Ivaldo Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal de São Luís; o presidente da Embratur, ex-deputado federal Flávio Dino; a procuradora geral de Justiça, Regina Lúcia Rocha, e do professor Antônio Barbosa, consultor do Senado Federal.

A cerimônia teve ainda a presença do deputado federal Weverton Rocha (PDT), de uma comitiva de deputados piauienses, dentre os quais o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Temístocles Sampaio; a presença do deputado Antonio Felix Medeiros, do deputado Edivaldo Gomes da Silva, do deputado Claudio Tadeu Moura e do vice-prefeito de São Luís, o ex-deputado Roberto Rocha.