Cleide envia condolências e destaca o legado do ex-deputado João Machado

icone-whatsapp
Assecom / Cleide Coutinho
19/02/2013 12h09

Cleide envia condolências e destaca o legado do ex-deputado João Machado
Foto original

 

A deputada Cleide Coutinho (PSB) anunciou nesta terça-feira (19), durante pronunciamento na tribuna, que protocolou requerimento na Mesa Diretora da Asssembleia, solicitando que seja expedida mensagem de condolências à família enlutada do ex-deputado estadual João Elzimar da Costa Machado, ao Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e à Academia Sertaneja de Letras e Artes do Maranhão, falecido no dia 9 do corrente mês, aos 88 anos de idade, em sua terra natal, Caxias.

 

No pronunciamento, a deputada Cleide Coutinho destacou que o ex-deputado João Machado teve uma vida de sucesso. Nasceu no dia 24 de janeiro de 1925 na cidade de Caxias, cidade à qual dedicou grande parte de sua vida pública, exercendo diversos cargos e funções publicas, todos de grande interesse para seus concidadãos, tendo atuado em órgãos dos três poderes do Estado do Maranhão.

 

Ocupou, nos anos de 1956 a 1961, o cargo de prefeito de Caxias conquistado em eleição direta. Posteriormente conquistou, também em eleição, mandato de deputado para a Assembleia Legislativa, onde representou o povo caxiense e do Vale do Itapecuru por duas legislaturas nos anos de 1963 – 1967 e 1967 – 1971.

 

O ex-deputado João Machado foi Promotor Interino e Suplente de Juiz nas comarcas de Caixas, Coelho Neto e Timon onde prestou relevantes serviços. Exerceu também a função de Conciliador dos Juizados Civil e Criminal de Caxias.

 

A deputada Cleide Coutinho destacou, também, que João Machado não se conformou em ser só político. Como cidadão de múltiplas atividades participou de diversas instituições lítero-culturais.

 

Na área do Poder Executivo Estadual exerceu o cargo de Diretor da Unidade Setorial de Assuntos Jurídicos (USAJ) da antiga Secretaria de Trabalho e Ação Social.

 

PRINCESA DO SERTÃO

 

Para a deputada Cleide Coutinho, a cidade de Caxias se repete nos valores das pessoas que lá nasceram, trabalham e empregam suas vidas. “Caxias tem sido berço de ilustres políticos e literatos. Não é à toa que Caxias é chamada a Princesa do Sertão, que abriga em sua história pessoas de destaque que fazem a história do nosso País”, afirmou.

 

Finalizando, a deputada Cleide mandou um abraço aos seus familiares e também desejou que Deus os conforte.

Dr. João Machado - como era tratado pelos seus amigos e admiradores era viúvo da senhora Maria de Lourdes Frazão Machado, tendo chegado a celebrar bodas de diamantes, e deixaram os filhos Edgar Augusto, Edna Maria, Maria de Fátima, Ludce Maria, Cleudes Maria, Edjane Maria e Cláudia Maria, vinte e três netos e dezoito bisnetos.


Banner