Devolução dos mandatos de deputados cassados repercute no plenário

icone-whatsapp
Samartony Martins / Agência Assembleia
19/02/2013 12h20

Devolução dos mandatos de deputados cassados repercute no plenário
Foto original

 

A sessão solene em comemoração aos 178 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão e a devolução simbólica dos mandatos aos deputados estaduais Sálvio Dino, Benedito Buzar e Kleber Leite (em memória), que foram cassados durante a Ditadura Militar, no ano de 1964, foram destaque na sessão plenária desta terça-feira (19).

 

A deputada Graça Paz (PDT) parabenizou a atual Mesa Diretora, o presidente Arnaldo Melo (PMDB) e todos os parlamentares pela iniciativa. Reafirmou em seu pronunciamento que a Casa Legislativa está cumprindo o seu compromisso com a população do Estado.  

 

Graça Paz classificou que mais importante do que o aniversário da Assembleia Legislativa foi a atitude tomada pela Mesa Diretora de reparar uma injustiça devolvendo os mandatos de três deputados cassados. “O aniversário se faz todos os anos. Todo dia 16 de fevereiro, de todos os anos, a Assembleia completa aniversário, mas a atitude que foi tomada por esta Casa, de retornar os mandatos desses deputados, foi histórica e única”, explicou Graça Paz.

 

O deputado Othelino Neto (PPS), que também usou a tribuna para falar sobre o assunto, classificou o ato como um evento marcante, importante e com uma representatividade histórica singular. Segundo ele, a simples devolução simbólica dos mandatos é uma resposta da Assembleia para a sociedade maranhense, para o Brasil e para o mundo.

 

“Fiquei muito feliz em estar aqui e presenciar a emoção de Sálvio Dino, de Benedito Buzar, do representante do ex-deputado Kleber Leite, aliás, o ex-deputado Kleber Leite, com quem tive o prazer de conviver, inclusive de ser votado por sua família no município de Vargem Grande. Então, a Assembleia realmente fez história e merece os aplausos por aquele momento que fiquei orgulhoso de compor a Assembleia; foi um gesto político da maior grandeza”, ressaltou Othelino Neto.

 

O deputado Bira do Pindaré (PT), também elogiou a iniciativa e avaliou como um gesto de reconhecimento da falta gravíssima e irreparável que foi cometida àquela época. “Na verdade, eu gostaria que esse ato de ontem fosse também o primeiro ato da Comissão da Verdade, que esta Casa criou e que eu, que também fui o autor, fui escolhido como Presidente. A devolução dos mandatos reforça ainda mais a importância da Comissão da Verdade que nós aqui criamos, que vai colaborar com a Comissão Nacional da Verdade e com a Comissão Parlamentar na Câmara Federal, para restabelecer a história desse país”, acrescentou Bira do Pindaré.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, que também fez uso da palavra, acrescentou que ainda estava  emocionado com a sessão de ontem e que o gesto de devolver simbolicamente os mandatos com certeza marcou de forma indelével a história daqueles que construíram o Parlamento maranhense em outras épocas. “Nós sentimos aqui, nas palavras do ex-deputado Sálvio Dino, nas palavras do ex-deputado Benedito Buzar, a dor incontida que com certeza nunca calou no peito daqueles cidadãos maranhenses, naquelas famílias, e dizer então a vocês, caros colegas deputados, muito obrigado”, disse Arnaldo Melo.

 

O deputado Max Barros (PMDB) afirmou que sessão solene de ontem marcou a história do parlamento ao fazer um resgate histórico da política do nosso Estado. “Eu quero parabenizar toda a Assembleia, todos os deputados e particularmente o nosso presidente Arnaldo Melo, que comandou aquela brilhante sessão”, disse ele.  

 

A deputada Cleide Coutinho (PSB) também disse que não poderia deixar de aplaudir o que aconteceu ontem na Casa Legislativa, lembrando que a vida lhe ensinou que o resgate, os elogios, as honrarias têm que ser feitas às pessoas ainda vivas. “Foi muito importante que o ex-deputado Benedito Buzar e Sálvio Dino estivessem aqui presentes ainda vivos, infelizmente o Kleber Leite não estava, mas foi dignamente representado e, na verdade, nos orgulhamos de termos participado de uma homenagem tão importante”, acrescentou a parlamentar.

 

O deputado Magno Bacelar se referiu à solenidade como um grande acontecimento, ressaltando que o Parlamento maranhense está de parabéns pelo gesto nobre de devolver os mandatos aos deputados que, quando jovens, foram perseguidos pela ditadura. Destacou ainda a emoção dos deputados e dos familiares que tiveram a oportunidade de, mais uma vez, retornar à tribuna do Parlamento e serem novamente diplomados.


Banner