Raimundo Louro propõe a criação de comitê de bacias hidrográficas

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
26/02/2013 09h06

Raimundo Louro propõe a criação de comitê de bacias hidrográficas
Foto original

 

O deputado Raimundo Louro (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (25), para falar das ações que pretende instituir no estado o primeiro comitê de bacias hidrográficas. Em um requerimento, o parlamentar solicitou uma audiência pública para discutir o assunto, especificamente na bacia do Rio Mearim.

 

“A bacia hidrográfica do Rio Mearim possui uma área de 99.058.68 km², correspondendo a 29.84% de uma área total do Estado do Maranhão, sendo a maior entre todas as bacias hidrográficas do Estado”, ressaltou o deputado.

 

Segundo o deputado, o processo para a criação do comitê já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado, passando a depender apenas da assinatura do decreto da criação da bacia hidrográfica pela governadora do Estado.

 

“A composição diversificada e democrática dos comitês contribui para que todos os setores da sociedade, com interesse na água da bacia, tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre os seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos”, disse Raimundo Louro.

 

O Mearim nasce na confluência das serras Negra, Menina e Crueiras, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes, em altitude aproximadamente de 650m, onde recebe a denominação de Ribeirão Água Boa. Seguindo o longo trajeto na direção Sudoeste-Nordeste na cidade de Barra do Corda, encontra-se com um dos principais afluentes o rio Corda; e em Joselândia, após receber as contribuição do Rio Flores, direciona-se para o norte a desemborcar na Baía de São Marcos, entre São Luís e Alcântara. Todo este percurso ocorre a cerca de 930 quilômetros de extensão, tendo como principais afluentes o rio Pindaré e o rio Grajaú.

 

A bacia compreende um total de 83 municípios maranhenses, dos quais 65 possuem sedes localizadas dentro dela, onde 50 municípios estão totalmente inseridos na Bacia do Mearim. Os municípios mais populosos são Bacabal, Barra do Corda, Grajaú, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Viana, Zé Doca e Pedreiras, e a população total nessa área é da ordem de 1.681.307 habitantes, quantitativo que representa aproximadamente 25,6% da população do Maranhão.


Banner