Francisca Primo enfatiza ações da Secretaria de Segurança Alimentar

Nice Moraes / Agência Assembleia
05/03/2013 11h55

Francisca Primo enfatiza ações da Secretaria de Segurança Alimentar

A deputada Francisca Primo (PT) destacou na sessão desta terça-feira (5) a visita que fez à secretária de Segurança Alimentar Fátima Ribeiro, na última segunda-feira. Ela foi conhecer de perto as ações que estão sendo desenvolvidas naquela pasta.

Dentre as ações constam a Cozinha Comunitária que está sendo reativada em São Luís, tendo previsão para entrar em funcionamento até o mês de maio desse ano. Além disso, também será realizado um curso para a comunidade carente na área de educação alimentar e nutricional e um seminário para os agricultores a fim de orientar e informar das possibilidades de acesso a recursos e reorganizar as entidades.

“A responsável pela pasta é uma técnica que conhece a política; é graduada em nutrição e pós-graduada em educação alimentar. Acredito que com a experiência e a garra que tem vai desenvolver um bom trabalho”, disse Francisca Primo.

A deputada disse que a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar, da qual faz parte, irá participar das ações acreditando nos resultados positivos nesta área.  Ela frisou a importância de toda sociedade se mobilizar para combater a fome no Estado do Maranhão.

“Com os nossos esforços podemos fazer muitas coisas”, disse Francisca Primo, destacando que no início deste ano fez indicações de 06 cozinhas comunitárias; 13 Centros de Referências de Assistência Social/CRAS e 07 Centros de Referencia Especializado em Assistência Social/CREAS e, hoje, deu entrada em uma indicação que trata da construção de 06 bancos de alimentos, sendo 03 na região metropolitana e os outros nas regionais do Estado.

Francisca Primo disse que estes bancos de alimentos são exemplos do que existe em Imperatriz, que recebem doações das empresas e, após passar por um processo nutricional, são destinados às famílias carentes.

Ela destacou ainda que acredita na sensibilidade da governadora Roseana Sarney, que tem interesse de combater a fome e miséria no  Maranhão. “Peço ao governo que venha a esta Casa para debater a CAISAN e Plano Estadual de Alimentação com objetivo de informar os demais colegas e o povo geral sobre a importância da política da segurança alimentar e nutricional do nosso Estado”.