Escolas do Legislativo e do Governo promovem palestra sobre otimização do tempo

icone-whatsapp
Agência Assembleia
07/03/2013 09h11

Escolas do Legislativo e do Governo promovem palestra sobre otimização do tempo
Foto original

 

A Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema), e em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (Egma) promoveram, na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Creche-Escola Sementinha, a palestra “Como Administrar seu Tempo num Mundo em Transformação”, que foi abordada pelo mestre em gestão empresarial, especialista em administração do tempo, Álvaro Esteves, do Rio de Janeiro.

 

O evento foi gratuito, aberto aos servidores públicos do Governo do Estado do Maranhão e teve como objetivo sensibilizar e motivar os participantes quanto ao significado e as implicações individuais e coletivas das mudanças que estão sendo promovidas, além de evidenciar as oportunidades de uma nova abordagem sobre o uso de tempo, no contexto atual de trabalho.

 

Para o diretor da Egma, Carlos Henrique Paixão, o tema é relevante porque a maioria das Secretarias de Estado está passando por momentos de transformação e de mudança. “Então é necessário que os servidores públicos se capacitem para que possam realizar essas novas metas que estão sendo colocadas. Por isso, é muito importante que atentem a isso e se capacitem”, opinou Paixão.

 

Já o palestrante Álvaro Esteves falou que estão trazendo o tema da gestão do tempo dentro do contexto da mudança, do processo de mudança que se vê acontecer no âmbito do governo do Estado do Maranhão. Então, da mesma forma que essas transformações estão sendo traduzidas em uma série de iniciativas, de projetos, de mudanças sistemáticas de trabalho, de operação. “Essa contribuição proporciona, a nível individual, como é que cada pessoa pode participar desse movimento melhorando a relação que ela tem com o uso do próprio tempo”, adiantou.

 

Ele falou ainda que, dentro de uma premissa, hoje todo mundo tem a percepção de não ter tempo pra nada, que não dá pra fazer as coisas que precisam ser feitas, há um certo estresse associado à vida de cada um. “Então hoje vamos mostrar que existe uma maneira de melhorar essa situação, de tentar reinventar uma maneira diferente de se relacionar com esse variável chamado tempo e de se relacionar com o processo de mudança em torno de nós promovendo uma mudança pessoal para si mesmo”, falou.

 

Explicou também que tal mudança trará benefícios individuais para que possam exercer os diferentes papeis na vida para, enfim, obter qualidade de vida mais satisfatória. Que nesse processo do uso do tempo consiga mais eficácia, mais produtividade sem ficar com a sensação de aprisionado do ciclo vicioso, “a intenção é tentar romper com esse ciclo vicioso mesmo”.

 

O palestrante ainda ressaltou que acha bastante oportuno a discussão desse tema no atual contexto do trabalho das diversas secretarias do governo do Estado. “Sei que a Assembleia também está fazendo diversos movimentos de transformações, de processos e de modernização. Então vemos que no Estado, em todos os poderes, há um momento de mudança e de muita melhoria e, por isso, é oportuno debater esse tema porque é importante para as pessoas, além de trazer algum efeito para elas se relacionarem com esse processo de mudança no trabalho”, finalizou Álvaro Esteves.

 


Banner