Projeto concede passe livre a gestantes no transporte público intermunicipal

Assecom / Bira do Pindaré
07/03/2013 14h53

Projeto concede passe livre a gestantes no transporte público intermunicipal

Aproveitando as comemorações e homenagens pela Semana da Mulher e a proximidade com o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) apresentou o projeto de lei que concede passe livre às mulheres gestantes no sistema de transporte público intermunicipal.

O parlamentar prestou homenagem às mulheres maranhenses em nome da grande líder política Maria Aragão, simbolizando as mulheres que lutam todos os dias, as trabalhadoras domésticas, as donas de casa, as comerciarias, as quebradeiras de coco, as bancárias, as servidoras públicas.

Ele também lembrou a luta das mulheres, sobretudo as mulheres operárias, que levantaram a voz reivindicando os direitos fundamentais da sua condição feminina. Posteriormente, a luta estendeu-se pelo direito a cidadania, a participação da mulher na política. É um dia que se celebra a luta das mulheres por direitos culturais, sociais, econômicos e políticos.

Na esteira das comemorações pelo Dia 8 de março, o petista tomou a iniciativa da apresentação do projeto que propõe passe livre às mulheres gestante no Estado do Maranhão, nos transportes coletivos intermunicipais. Ele justificou afirmando que muitas mulheres maranhenses, que estão no Programa Bolsa Família em condição de pobreza extrema, não conseguem ter o acompanhamento durante a gravidez.

“O acompanhamento a sua gestação, é um direito que elas têm de fazer exames pré-natais de fazer exames médicos de fazer todo o acompanhamento e esse acompanhamento é mensal. Mas, infelizmente, muitas mulheres não conseguem fazer porque sequer o serviço funciona no seu município e a mulher não consegue pagar uma passagem para ir para o município mais próximo, onde o serviço é oferecido”, explicou o Deputado.

O benefício estende-se a todo transporte coletivo intermunicipal, incluindo o ferryboat e todo o sistema oficial de transporte público do Estado do Maranhão. Desta forma, fica garantido o direito da mulher de fazer os seus exames durante toda a gestação.