Deputados prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
07/03/2013 15h21

Deputados prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Foto original

 

Os deputados Bira do Pindaré (PT), Rigo Teles (PV), Hélio Soares (PP), José Carlos (PT), Francisca Primo (PT) e Vianey Bringel (PMDB) manifestaram-se da tribuna da Assembleia, na sessão ordinária desta quinta-feira (7), para homenagear as mulheres pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado amanhã, dia 8 de março.

 

Segundo a deputada Vianey Bringel, a mulheres têm muito que comemorar, mas também têm muito ainda que lutar, principalmente no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher, que aumentou 75%. “E o pior é que essa violência vem associada ao sentimento de posse que o homem nutre em relação à mulher. O homem não aceita ser rejeitado por uma mulher. Fica aqui a minha homenagem a todas as mulheres, em especial às mulheres do Vale do Pindaré”, afirmou.

 

“Em nome da minha mãe Dilma, da minha esposa Beatriz, desejo ,nessa oportunidade, um dia feliz ao Dia Internacional das Mulheres para todas as mulheres brasileiras, especialmente para as mulheres maranhenses”, declarou o deputado José Carlos (PT), que também destacou os programas executados pelo governo do PT, em âmbito federal, voltados para as mulheres como, por exemplo, “Mais Mulher no Poder”, “Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência” e “Documentação da Trabalhadora Rural”.

 

O deputado Zé Carlos informou que, atualmente, o Brasil conta 97 milhões de mulheres, o que corresponde a 51% da população e que, no Maranhão, existem 3.313.035 mulheres, sendo 50,4% da população, portanto, mais que a metade. “Hoje, 40% das famílias são chefiadas por mulheres, quando dez anos atrás eram apenas 25%. É inequívoca a participação feminina em todos os espaços da sociedade”, acrescentou.

 

Para o deputado Hélio Soares, a evolução que as mulheres estão tendo se deve ao seu próprio desenvolvimento, a sua competência e independência e que a prova disso é que os maiores cargos do país, hoje, são ocupados pelas mulheres. “Rendo minhas homenagens a todas as mulheres do Maranhão e do Brasil”, assinalou.

 

Por sua vez, a deputada Francisca Primo homenageou as mulheres pelas conquistas nas políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança alimentar e, ainda, pelo avanço no mercado de trabalho. Apesar de todas essas conquistas, a deputada disse que a maior conquista ainda não foi alcançada, que é o combate à violência contra as mulheres. “Queremos pedir à presidente Dilma e à governadora Roseana o fortalecimento das políticas públicas em defesa dos direitos da mulher para se combater essa diferença que ainda existe entre o gênero masculino e o feminino”, afirmou.

 

Bira do Pindaré lembrou a médica Maria Aragão que, segundo ele, é uma das maiores referências de luta da mulher maranhense e que o Dia Internacional da Mulher não nasceu à toa, mas sim em razão da luta histórica das mulheres, principalmente as operárias, que levantaram a voz reivindicado os direitos fundamentais da sua condição feminina. “Vamos apresentar um projeto de lei, como forma de marcar esse dia especial das mulheres, propondo passe livre às mulheres gestantes nos transportes coletivos intermunicipais”, revelou.

 

O deputado Rigo Teles homenageou as mulheres destacando a presença de suas colegas deputadas no Parlamento estadual, as quais ele reconhece que representam muito bem o Estado e o Poder Legislativo do Maranhão, acrescentando que o Dia Internacional da Mulher são os 365 dias do ano. “Elas merecem ser homenageadas todos os dias”.


Banner