AL realiza programação especial em homenagem ao Dia da Mulher

Samartony Martins / Agência Assembleia
08/03/2013 14h04

AL realiza programação especial em homenagem ao Dia da Mulher

A Assembléia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas dos Deputados Estaduais (Gedema), promoveu uma ampla programação em homenagem às servidoras da Casa, na manhã desta sexta-feira (8), como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. O evento foi prestigiado pela deputada Vianey Bringel (PMDB) e pela presidente do Gedema, Valderês Melo.

A deputada Vianey Bringel fez o discurso de boas-vindas, no qual destacou a importância do dia 8 de março para refletir sobre os avanços e pontuar novas conquistas. Ela destacou a capacidade da mulher moderna para exercer múltiplas funções: “disseram que eu sou 6 em 1: médica; deputada; primeira-dama [esposa do ex-prefeito de Santa Inês]; esposa; mãe e avó”, exemplificou. Apesar dos avanços, ela lamentou que a violência contra a mulher ainda é um problema dos dias atuais.

O evento teve continuidade com a apresentação do Companhia de Teatro Beto Bitencourt, que falou sobre as conquistas do gênero feminino, desde os primeiros postos de trabalho, passando pelo direito ao voto até conquistar todos os tipos de mandatos políticos (vereadora, deputada estadual, deputada federal, senadora e presidente). A vida profissional da mulher contemporânea, ocupando cargos de chefia, também foi lembrada, bem como o papel do marido na vida doméstica.

Em seguida as servidoras que participaram das oficinas oferecidas pelo Gedema na Semana da Mulher - pintura, arranjos florais, maquiagem, culinária, etiqueta e consultoria de beleza – receberam seus certificados.

O discurso de encerramento foi proferido pela presidente do Gedema, Valderêz Melo, que afirmou que todo dia é dia da mulher, mas o dia 8 março tem um significado especial, porque é uma data para refletir sobre os avanços do gênero feminino na sociedade e identificar as mudanças necessárias. Ela agradeceu a participação de todas as servidoras da Assembleia Legislativa, que, através do trabalho, proporcionam o bom desempenho da Casa.

Devido ao sucesso das oficinas oferecidas, e atendendo aos pedidos das servidoras, Valderês Melo anunciou que o Gedema dará continuidade à realização de cursos diversificados. A notícia foi recebida com aplausos.

Sobre a homenagem às servidoras da Casa Legislativa, a presidente do Gedema, Valderêz Melo, acrescentou que a data de hoje tem uma importância por conta do papel da mulher através do tempo.

“Quero parabenizar a todas as mulheres da Assembleia Legislativa que contribuem com suas ações para o crescimento desta grande entidade. O Dia de Internacional da Mulher ressalta a valorização da mulher e sua evolução durante os tempos”, declarou.