Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais debaterá repasses

Samartony Martins / Agência Assembleia
11/03/2013 11h24

Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais debaterá repasses

Como parte da programação do 1º Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão, que será realizado no próximo dia 15 de março (sexta-feira), a partir das 9h, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, acontecerá a palestra “Repasse do Executivo para as Câmaras. Composição da Receita para o Cálculo do Repasse. Responsabilidade do Prefeito e do Presidente da Câmara. Subsídio dos Vereadores. Subsídio dos membros da Mesa”, que será ministrada  por Cynthia Celina de Carvalho Mota – diretora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Casa Legislativa.

De acordo com Cynthia Celina de Carvalho Mota, existe uma legislação começando pelo Congresso Nacional que fixa os subsídios. “Esse cálculo é feito em cima do percentual do número de habitantes. Por exemplo, um município com uma população de até 100 mil habitantes é de 80% do subsídio de um deputado estadual. E assim o valor do repasse vai de acordo com a população de cada município”, explicou.

De acordo com o vereador José Joaquim (PSDB), que já confirmou presença para o evento, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que as câmaras municipais realizem nos meses de fevereiro, maio e setembro audiências públicas para analisar a gestão fiscal do Poder Executivo e das Casas Legislativas municipais.

”Desde que a Lei Complementar 101 entrou em vigor, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal, vem acontecendo essas audiências públicas. Inclusive, a primeira audiência pública da nova gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior (PTC), nesta legislatura, aconteceu no último dia 27 de fevereiro”, ressaltou o vereador.

PROGRAMAÇÃO

9h – abertura: Fala do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo.

9h30 – Palestra: “Harmonia e Independência dos Poderes da União da República Federativa do Brasil”. Palestrante: Ney Belo Filho – juiz federal, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre e doutor em Direito.

10h30 – Palestra: “Repasse do Executivo para as Câmaras. Composição da Receita para o Cálculo do Repasse. Responsabilidade do Prefeito e do Presidente da Câmara. Subsídio dos Vereadores. Subsídios dos membros da Mesa”. Palestrante: Cynthia Celina de Carvalho Mota – diretora de planejamento, orçamento e finanças da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

12h30 às 14h20 – Intervalo para o almoço

14h30 – Palestra: “Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Plano Plurianual (prazos, emendas, aprovação); Audiências quadrimestrais para o Executivo prestar contas da execução orçamentária, junto à Comissão de Orçamento da Câmara Municipal”. Palestrante: Samuel Melo – procurador legislativo da Câmara Municipal de São Luís.

15h30 – Palestra: “Prestação de Contas, Responsabilidade do Presidente da Câmara. Relatórios de Gestão Fiscal. A Instrução Normativa nº 028 do TCE/MA”. Palestrante: Jairo Cavalcanti Vieira - procurador de Contas do TCE.

16h30 – Palestra: “Processo Legislativo. Iniciativa das leis municipais. Prerrogativa da Câmara Municipal na elaboração das leis. Sansão e veto do Executivo. Competência do privativa, concorrente e supletiva. Palestrante: Carlos Eduardo Lula - consultor jurídico da Assembleia Legislativa do Maranhão.

17h30 – Assinatura do convênio com as câmaras municipais.

Encerramento: Palavra final do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.