AL discute parceria pelas comemorações dos 40 anos da Embrapa

Agência Assembleia
11/03/2013 17h53

AL discute parceria pelas comemorações dos 40 anos da Embrapa

Os 40 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a serem comemorados no mês de abril, foi tema preferencial de uma reunião na Presidência da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (11), envolvendo o diretor-regional da Embrapa no Maranhão, Valdenício Sousa, o presidente Arnaldo Melo (PMDB), o líder do governo César Pires (DEM) e os deputados Roberto Costa (PMDB), Marcos Caldas (PRB) Edilázio Júnior (PV) e Hélio Soares (PP).

A Embrapa é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como objetivo viabilizar pesquisas na área da agricultura.

Durante o encontro com deputados, Valdenício Sousa explicou que a Embrapa está desenvolvendo um projeto especial em comemoração aos seus 40 anos, contemplando ações que reforcem a sua missão de incentivo à pesquisa agropecuária, com ênfase nos aspectos de inovação, sustentabilidade e compromisso com a superação da fome e da miséria. Em seguida convidou a Assembleia Legislativa a integrar o projeto, ressaltando que a Embrapa e o Poder Legislativo são “parceiros fundamentais” na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

O convite foi recebido com otimismo pelos deputados. Arnaldo Melo defendeu que a atuação conjunta entre as esferas federal, estadual e municipal deve ser uma regra e não uma exceção. “Isso vem de encontro a tudo que a Assembleia Legislativa deseja”, declarou.

PRODUÇÃO DE UVA

Como exemplo das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa no Maranhão, Valdenício Sousa citou que o plantio de uva, em uma área de 50 hectares no município de Grajaú (região Centro-Sul do Maranhão), é um sucesso. Ele afirmou ainda que será instalada no município uma unidade de processamento de suco de uva, resultado de uma parceria entre a Embrapa e o governo do Estado. “A governadora [Roseana Sarney] pediu que, enquanto a estrutura física não sai, organizemos a agricultura familiar”, informou.

Valdenício afirmou que, assim como aconteceu com o município de Grajaú, que se destacou com a produção de frutas, a meta da Embrapa é estender esse trabalho a outros municípios do Estado, respeitando o potencial de cada região.

APROXIMAÇÃO

Ao ver o Maranhão produzir uva, o deputado César Pires disse que isso revela a seriedade com que as pesquisas são desenvolvidas e colocadas em prática pela Embrapa. O líder do governo sugeriu uma maior aproximação com o Poder Legislativo para que os deputados conheçam o papel da empresa, assim como a forma com que ela pode contribuir para o desenvolvimento de cada região.  “Por desconhecimento, a pessoa pode achar que tudo é improvável”, declarou, numa alusão ao fato de o Maranhão produzir uva.

O deputado Roberto Costa reforçou a importância da aproximação com o Poder Legislativo, enfatizando que o principal objetivo é fazer com que as informações cheguem aos municípios. Valdenício Sousa concordou imediatamente com a sugestão e disse que estará à espera de um convite.

Arnaldo Melo convidou o diretor-geral da Assembleia Legislativa, Heraldo Marinelli, a fazer parte da reunião, solicitando providências para que a Assembleia Legislativa seja parceira da Embrapa nas comemorações dos seus 40 anos, bem como para viabilizar futuros encontros com os deputados.