Deputada acusa empresas de ferries de desrespeitar pessoas com deficiência

icone-whatsapp
Agência Assembleia
12/03/2013 13h18

Deputada acusa empresas de ferries de desrespeitar pessoas com deficiência
Foto original

 

A deputada Graça Paz (PDT) realizou uma espécie de protesto durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), da Assembleia Legislativa. Segundo a parlamentar, as empresas que exploram o serviço de transportes de passageiros e veículos em ferries não obedecem a lei para adaptar espaços a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

“Não é possível que eles [empresários] continuem a brincar com a lei, a brincar com o povo que usa aquele transporte. Eu acho que isso tem que acabar, eles tem que cumprir a lei, a lei foi aprovada aqui por todos os deputados, foi sancionada pela então governadora. Então não tem por que não cumprir”, disse Paz.

 

A parlamentar convidou os demais colegas para que também realizem protestos, embora uma comissão de deputados já tenha feito uma inspeção no ferries, ao lado de representantes do Procon. “Nos encheram de conversa. Nos garantiram que fariam uma sala grande lá embaixo, que os elevadores iriam ser construídos em todos ferries; e que haveria uma sala com ar condicionado, poltrona e televisão, para que as pessoas de idade, as pessoas com mobilidade reduzida pudessem ficar ali embaixo”, afirmou.

 

Segundo Graça Paz, as pessoas com dificuldade de locomoção, como por exemplo idosos e cadeirantes, precisam ser carregadas pelos braços para o local onde ficam os demais passageiros.

 

A deputada também rebateu o argumento de que as adaptações não são feitas devido a dificuldades financeiras. Segundo ela, todas as passagens são comercializadas diariamente, algumas com antecedência, portanto, não gerariam prejuízos para as empresas. E cobrou: “Então eu peço aos deputados, até aqueles que não são da Baixada, mas que nos ajudem para que essa lei seja cumprida para que o povo da Baixada seja respeitado”.

 


Banner