Palestra sobre a saúde da mulher acontece nesta quinta-feira

icone-whatsapp
Agência Assembleia
12/03/2013 16h10

 

A Assembleia Legislativa, através da Subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), visando tratar da Qualidade de Vida no Trabalho (QTV), orientar e oferecer serviços ao público feminino, promoverá até o dia 17 de abril a campanha Saúde da Mulher, que será destinada a todas as servidoras da Casa.

 

Uma das atividades da campanha é a palestra sobre a saúde da mulher, que acontece nesta quinta-feira (14), às 14h, no Plenárinho da Assembleia Legislativa. Folders educativos, informativos, entrevistas, exames preventivos do ‘colo do útero’ e ‘clínico da mama’, também fazem parte da programação.

 

No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplastia maligna mais comum entre as mulheres, separado apenas do câncer de pele e do câncer de mama, e, no entanto, a prevenção é o melhor método para evitar as doenças ginecológicas.

 

Por essa razão, é preciso convocar todas as servidoras a dizer sim ao exame preventivo. O exame é simples, rápido e indolor. Faça esse ato de amor para você mesma e incentive a sua colega de trabalho também a fazer.

 

NOVIDADE

 

O exame clínico de mama é a novidade da campanha neste ano. O que representa mais uma atividade para a programação da Saúde da Mulher e deve ser realizado rotineiramente a partir dos 25 anos.

 

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres e os principais fatores de risco são o histórico familiar e a idade, tendo em vista que o autoexame não é suficiente, sendo indispensável o exame feito pelo médico ou pelo enfermeiro já especializado.

 

É importante frisar que esses exames serão realizados no consultório médico da Subdiretoria de Saúde (com médicos e enfermeiro) e é preciso ser marcado na enfermaria. Mais informações pelo ramal 3755 e o horário de atendimento é das 8h às 18h.

 

A campanha ainda é alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Teve início em 2011 e devido à procura das servidoras em cuidar da saúde, mesmo que no ambiente de trabalho, é que a campanha voltou e com novidades.


Banner