Bira se reúne com prefeito para solucionar problema da feira do Monte Castelo

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
13/03/2013 10h00

 

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) participou, nesta terça-feira (12), de uma reunião com o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior (PTC) e alguns secretários municipais. O objetivo foi debater e encaminhar soluções a respeito do posto de saúde que deverá ser construído no mesmo espaço que funciona a feira do bairro do Monte Castelo, na capital maranhense.

 

Além do deputado Bira e do prefeito Edvaldo Holanda, estavam presentes os secretários Rodrigo Marques (Governo), Gustavo Marques (Projetos Especiais), Felipe Camarão (Urbanismo), Débora Baese (Criança e Assistência Social), Marcelo de Araújo (Abastecimento), José Silveira (Obras e Serviços); a secretária-adjunta de Saúde, Sílvia, e os assessores especiais, Geraldo Castro e Ted Lago.

 

Para esclarecer alguns pontos a secretária-adjunta de Saúde explicou que a prefeitura dispõe de um recurso para a construção de um posto de saúde na avenida Raimundo Correa, no bairro do Monte Castelo. O projeto, que vem da gestão anterior, foi orçado no valor de R$ 400 mil, e que se não utilizado até o próximo dia 29 será devolvido.

 

Bira, por sua vez, afirmou que os moradores querem o posto de saúde, mas não podem abrir mão da feira, pois é de onde mais de 30 pessoas tiram o sustento das famílias. O deputado informou também que o local é uma área de alta densidade populacional, fazendo-se até necessário, além do posto, uma revitalização da feira.

 

“Nós precisamos oferecer uma alternativa para essas pessoas. É interessante fazer reunião com a comunidade, até para explicar a real situação e as alternativas que temos para apresentar”, defendeu o parlamentar.

 

Ted Lago sugeriu como alternativa, que a substituição do posto de saúde pela feira, transferindo-a para outro lugar. Mas o petista destacou a importância de manter a feira num lugar próximo dos moradores, pois os feirantes não podem ficar prejudicados.

 

Já o secretário de abastecimento, Marcelo Araújo, informou que existe um estudo que mapeia as feiras, com o objetivo de agrupá-las em determinadas centrais, como uma forma de diminuir a quantidade de feiras e centralizar as comunidades. Para ele, essa deveria ser a metodologia utilizada na feira da avenida Raimundo Correia.

 

O prefeito solicitou um encaminhamento, de forma que não deixe os feirantes desassistidos. Bira reafirmou que é preciso envolver a comunidade e dialogar com os feirantes. O deputado sugeriu que o secretário de Urbanismo faça um estudo da área para ver a possibilidade de construir o posto em lugar próximo da comunidade. Felipe Camarão se comprometeu a entregar a pesquisa.

 

Acatando ao pedido do deputado Bira, Edvaldo Holanda marcou uma reunião para hoje, quarta-feira (13) às 14h, com a comunidade, com os feirantes do Monte Castelo e com a vereadora Rose Sales.

 


Banner