Bira do Pindaré repercute tentativa de homicídio contra vereador de Coroatá

Assecom / Bira do Pindaré
14/03/2013 16h36

O vereador Cássio Reis (PSDB), da cidade de Coroatá, enviou ao deputado Bira do Pindaré (PT) um documento que detalha a tentativa de homicídio sofrida por ele e por sua família no último domingo (10). O parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa e leu a denúncia.

De acordo com a denúncia, o vereador - que é integrante do grupo que faz oposição à prefeita Tereza Murad, esposa do secretário de Estado de Saúde Ricardo Murad – sofreu uma tentativa de homicídio, no início da noite do último domingo dia 10, por volta das 19h. Representantes da prefeita no povoado Macaúba, aproximadamente a 30 km da sede do município, invadiram a casa do Vereador.

Cássio teria sido agredido fisicamente e ameaçado de morte por um jagunço conhecido como Nestorzinho, identificado como representante da prefeita naquela localidade. O vereador visitava a residência do pai do agressor quando o mesmo chegou ao local. Neste momento, ele se retirou e caminhou até a sua casa, quando foi seguido e teve a residência invadida e depredada por um grupo de aproximadamente cinco agressores liderados pelo representante da prefeita Tereza Murad, munidos de armas brancas, pedras e galhos de árvores.

O parlamentar, que se encontrava acompanhado do seu pai e de sua esposa, foi agredido física e verbalmente, assim como seu pai de 68 anos de idade, que teve sinais visíveis de agressão. Um cunhado do agressor, que também se encontrava no local e que defendia, naquele momento, o vereador Cássio Reis das agressões, também foi atingido com murros e pontapés.

O Vereador fugiu de sua casa pelos fundos, pulou uma cerca, e caiu em matagal, acompanhado por seu pai, sua esposa, irmã, sobrinha e menores de 18 anos; todos sofreram ameaça. Durante o acontecimento, o representante da prefeita ameaçou o parlamentar de morte e proibiu que o mesmo retornasse àquele povoado, onde este tem residência própria, pois, segundo ele, o retorno do parlamentar àquela localidade ocasionará em sua morte.

A polícia foi acionada e chegou ao local, evitando uma tragédia. O vereador Cássio Reis, a mulher Tatiana, o seu pai, o cunhado do agressor Telson, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, local onde prestaram depoimento, registraram Boletim de Ocorrência e realizaram exame de corpo delito.

Ainda segundo o documento entregue ao deputado Bira, o parlamentar acredita que as agressões são decorrentes de denúncias da falta de compromisso da prefeita com a população do Povoado Macaúba, feitas pelo mesmo, na tribuna, durante a última sessão da Câmara Municipal, atendendo aos pedidos de moradores daquela comunidade que cobram a reabertura do Posto de Saúde, início das aulas para o ano letivo de 2013, falta de água por mais de 06 dias.

O deputado Rubens Júnior (PC do B) mostrou preocupação com a “criminalização da política”. Para ele, este acontecimento em Coroatá é extremamente preocupante, porque não afeta apenas a vida do vereador. “É um crime contra a democracia, contra o Estado do Maranhão. Ou se monta uma força tarefa para se combater, eficazmente, esse tipo de criminalização na política, ou então nós viveremos em um faroeste sem lei”, considerou.

O deputado Bira do Pindaré apelou para que o Ministério Público, a Polícia Civil e o Secretário de Segurança do Estado investiguem, identifiquem e punam os responsáveis por este atentado. “Nós não podemos aceitar que a moeda, que a resposta, que o mecanismo, que o método de enfrentamento político no Estado do Maranhão seja barbárie, seja violência, seja intimidação”, reclamou.

O petista pediu proteção policial ao vereador Cássio Reis e também a solidariedade de todos os colegas parlamentares para que este assunto seja apurado e punido os responsáveis. “Nós não podemos permitir que a voz da Oposição, seja no Parlamento Estadual, no municipal ou no federal, seja calada por ações intimidatórias, em nenhuma hipótese podemos concordar com isso”, sentenciou