Saúde da mulher foi tema de palestra na Assembleia Legislativa

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
14/03/2013 17h35

 

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), no Plenárinho da Assembleia Legislativa, a primeira palestra da campanha “Saúde da Mulher”, alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”. O palestrante foi o ginecologista e médico da Casa, Dr. Jorge Catebe.     

 

Em sua palestra, o dr. Jorge Catebe abordou aspectos importantes para a qualidade de vida da mulher, como a importância de visitar o médico regularmente, alimentação balanceada e buscar o equilíbrio físico, mental e social. Ele disse que é fundamental que a mulher esteja com uma mente saudável, haja vista que muitas patologias na mulher surgem a partir de sua condição espiritual e psicológica.

 

A prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) - do câncer de mama e de colo do útero - também foram um dos destaques da palestra.

 

O palestrante ressaltou a importância dos exames preventivos como etapa primordial para a saúde da mulher. Os exames preventivos devem ser realizados assim que a mulher iniciar sua vida sexual, o que lhe garante bem estar e uma vida sexual saudável para ela e seu parceiro. Ao ser detectado qualquer anormalidade o tratamento deve ser feito com os dois para evitar que, ao ser curado, um passe a doença novamente para o outro.

 

 No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero seja a terceira neoplastia maligna mais comum entre as mulheres, separado apenas do câncer de pele e do câncer de mama, e, no entanto, a prevenção é o melhor método para evitar as doenças ginecológicas.

 

O dr. Jorge Catebe elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa, que através da Subdiretoria de Saúde Mental e Ocupacional da Casa em parceria com o Gedema realiza eventos dessa natureza. “Palestras como essas são importantes para conscientizar a mulher da necessidade de buscar a ajuda de profissionais que acompanhem tanto sua vida sexual quanto seu bem estar geral”.

 

 

NOVIDADE

 

O exame clínico de mama é a novidade da campanha neste ano, que representa mais uma atividade para a programação da Saúde da Mulher e deve ser realizado rotineiramente a partir dos 25 anos.

 

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres e os principais fatores de risco são o histórico familiar e a idade, tendo em vista que o autoexame não é suficiente, sendo indispensável o exame feito pelo médico ou pelo enfermeiro já especializado.

 

É importante frisar que esses exames serão realizados no consultório médico da Subdiretoria de Saúde (com médicos e enfermeiro) e é preciso ser marcado na enfermaria. Mais informações pelo ramal 3755 e o horário de atendimento é das 8h às 18h.

 

A campanha ainda é alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Teve início em 2011 e devido à procura das servidoras em cuidar da saúde, mesmo que no ambiente de trabalho, é que a campanha voltou e com novidades.


Banner