Autoridades repercutem positivamente o Encontro de Presidentes de Câmaras

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
15/03/2013 14h56

Autoridades repercutem positivamente o Encontro de Presidentes de Câmaras

Representantes do poder público, várias autoridades elogiaram a iniciativa da Assembleia Legislativa em realizar o I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais. Todos foram unânimes em destacar os pontos positivos do encontro, afirmando que a experiência contribuirá bastante para o desenvolvimento de políticas públicas cada vez melhores para os 217 municípios maranhenses.

O evento é realizado por toda esta sexta-feira (15 de março), na própria Assembleia Legislativa, com palestras que tratam de temas como a harmonia e independência entre os três poderes; leis orgânicas e regimentos internos; responsabilidades dos prefeitos e presidentes de câmaras municipais; leis de diretrizes orçamentárias e anuais; planos plurianuais; entre outros relacionados diretamente à prática legislativa.

“Nós estamos resgatando os compromissos assumidos entre os legislativos estadual e dos municípios, como o realizado ano passado, onde conseguimos reunir mais de 1.900 vereadores em um grande encontro. Nossa meta é a capacitação e a união dos vereadores do Maranhão, porque são nos municípios que as coisas acontecem, que surgem as demandas da população. Não vai existir um município forte, sem um legislador capacitado”, disse o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), na cerimônia que marcou o início do evento.

A Procuradora Geral de Justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha parabenizou os deputados estaduais e disse que “a troca de ideias e experiências realizadas no encontro vão gerar ‘frutos’ para o desenvolvimento e benefício das cidades maranhenses”. A Chefe do Ministério Público Estadual (MPE-MA) também afirmou que com esta realização “a Assembleia cumpre seu papel de buscar políticas públicas melhores para a população”.

Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, disse acreditar que eventos dessa natureza aproximam cada vez mais os gestores, sejam eles prefeitos ou presidentes de câmaras e da própria Assembleia: “As palestras são conduzidas por pessoas, por técnicos altamente gabaritados e competentes. Todos sairão daqui melhor capacitados para a prática da boa gestão. Quem ganha com isso são os municípios, são as pessoas que moram em cada cidade”.

Representando o governo do Estado, o Chefe da Casa Civil João Abreu disse ter ficado altamente satisfeito com a iniciativa e com a expectativa de que o Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais vá produzir a possibilidade para que os vereadores criem leis que beneficiem a população.