Presidente Arnaldo Melo propõe criação de colegiado dos Legislativos

Ribamar Santana / Agência Assembleia
15/03/2013 22h26

Presidente Arnaldo Melo propõe criação de colegiado dos Legislativos

“Tudo que eu disser será menor diante do que este dia de trabalho representou. A semente está lançada. Cabe-nos irrigar a esperança de cada um de nós. Este projeto não é apenas da Assembleia”, disse, emocionado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), ao encerrar oficialmente o I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão, no auditório Fernando Falcão, na tarde do dia 15 de março (sexta-feira).

Arnaldo Melo conclamou os presidentes de Câmaras Municipais, denominados por ele “deputados municipais”, a se organizarem em um colegiado, a exemplo dos prefeitos municipais, que criaram a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), e dos deputados estaduais, que integram a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Proponho a criação do Colégio de Presidentes de Câmaras Municipais do Estado do Maranhão”, conclamou.

Para articular a criação desse colegiado, foi formada uma comissão composta por representantes de 17 municípios de várias regiões do Estado. Outra deliberação encaminhada por Arnaldo Melo e aprovada foi a realização de encontros regionais reunindo os presidentes de Câmaras Municipais e suas respectivas bancadas, ainda este ano, sempre nas sextas-feiras e sábados.

Os encontros devem acontecer nas datas e locais a seguir: Imperatriz (12/04); Acailândia (13/04); Caxias (19/04); Codó (20/04); Balsas (26/04); São João dos Patos (27/04); Barra do Corda (03/05); Presidente Dutra (04/05); Zé Doca (17/05); Santa Inês (18/05); Chapadinha (31/05); Itapecuru Mirim (01/06); Pedreiras (07/06); Bacabal (08/06); Pinheiro (14/06); Viana (15/06); Barreirinhas (21/06) e São Luís (22/06).

CONVÊNIO

Na oportunidade, os presidentes de Câmaras Municipais assinaram um Convênio de Cooperação Técnica com a Assembleia Legislativa, com validade de dois anos, com o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo por intermédio da realização de trabalhos conjuntos e parcerias. “Vamos trabalhar incessantemente numa relação convergente, de mãos estendidas, e levar a cabo ações que motivem o legislador municipal. Assim ele vai ‘vestir a camisa de legislador’”, afirmou Arnaldo Melo.

O presidente da Assembleia agradeceu a presença expressiva dos presidentes de Câmaras, vindos de todos os cantos, e anunciou a criação de um sistema de informações de convênios e contratos que estará à disposição dos vereadores para consulta. Ele pediu que sua assessoria tomasse as providências para que se efetive mais essa parceria com os presidentes de Câmaras Municipais.

O presidente da Assembleia afirmou que os vereadores constituem a maior classe política do Brasil e que, portanto, precisam se qualificar cada vez mais e melhor para prestar os serviços que a sociedade lhes cobra. “Somos um país jovem que está reafirmando seu jeito de ser e de fazer política. Legislar é a arte de conversar e buscar o consenso. O orçamento é de todos nós”, assinalou.