Assembleia Legislativa recebe visita de autoridades francesas

Agência Assembleia
18/03/2013 18h30

Assembleia Legislativa recebe visita de autoridades francesas

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (18), no gabinete da Presidência, uma comitiva de senadores e deputados do Grupo dos Parlamentares sobre o Espaço (GPE), além de representantes da Embaixada Francesa. O objetivo da visita foi conhecer a Casa Legislativa, como forma de estreitar os laços com vistas a futuras parcerias com o Maranhão no setor aeroespacial.

A visita contou também com a presença dos deputados federais Sarney Filho (PV) e Pedro Novais (PMDB) e dos deputados estaduais César Pires (DEM), Rubens Pereira Júnior (PC do B), Marcos Caldas (PRB), Jota Pinto (PEN), Hélio Soares (PP), Raimundo Cutrim (PSD), Neto Evangelista (PSDB), Roberto Costa (PMDB) e Edson Araújo (PSL), e do ex-deputado federal Nan Souza.

O Grupo Parlamentar sobre o Espaço (GPE) foi criado em 1996, dentro do parlamento francês, tendo como principal objetivo favorecer o setor espacial naquele país. A visita ao Brasil e ao Maranhão dá continuidade às missões realizadas pelo Grupo nos últimos anos, em países como os Estados Unidos, a Rússia e o Japão.

A comitiva é formada pelos senadores Bertrand Auban (presidente do GPE), Alain Gournac (vice-presidente e membro da Comissão de Assuntos Exteriores, Defesa e Forças Armadas) e Jacques Gautier (prefeito de Garches), pela primeira-secretária da Embaixada Francesa, Céline Giusti, e pelos deputados Jean-Marie Tetrat, Monique Iborra, Chantal Berthelot (Guiana Francesa).

Na oportunidade, o presidente da Assembleia destacou a satisfação em receber a comitiva francesa. “É com grande honra que os recebemos nesta Casa. Tanto o Maranhão quanto São Luís têm uma grande e histórica ligação com a França”, disse Arnaldo Melo.

O presidente do GPE, senador Bertrand Auban, se apresentou aos parlamentares maranhenses e disse que o Grupo é composto por parlamentares federais franceses e membros da União Europeia. Também agradeceu pelo acolhimento no Maranhão. “Agora o Parlamento Francês está voltando os olhos para países que desenvolvem tecnologias aeroespaciais. Nos deslocamos até aqui para conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara, que tem um expoente importante, sobretudo pela tecnologia desenvolvida, o qual visitaremos amanhã”, destacou o parlamentar francês.

Após cumprir a agenda de visitas no Maranhão, a comitiva seguirá para Brasília e São Paulo, quando se reunirá com industriais franceses e brasileiros, com o objetivo de discutir a questão espacial no Brasil e fortalecer o relacionamento entre os dois países quanto ao tema.

A primeira-secretária da Embaixada Francesa, Céline Giusti, frisou que a comitiva é composta por deputados eleitos pela maioria presidencial e por deputados de Oposição, que se unem por um objetivo em comum, que é o desenvolvimento do setor espacial, em contato com países como Brasil, onde o setor tem cada vez mais se destacado.

“Estou muito contente de estar representando os parlamentares da França e em saber que o campo aeroespacial do Brasil tem se destacado, sobretudo pelos Airbus”, enfatizou a deputada francesa Monique Iborra.

TROCA DE PRESENTES

O presidente da Assembleia, em agradecimento à visita das autoridades francesas, entregou presentes a cada um dos membros da comitiva. As autoridades francesas, retribuindo o gesto, entregaram ao deputado Arnaldo Melo, representando todos os parlamentares e cidadãos maranhenses, uma medalha como lembrança da passagem do grupo pelo Maranhão, que simboliza os futuros convênios a serem firmados entre a França e o Maranhão.

“É mais um marco da amizade entre o povo maranhense e a França”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

SESSÃO PLENÁRIA

Em seguida, o deputado Arnaldo Melo convidou a comitiva a conhecer o Plenário durante a sessão legislativa desta segunda-feira. Já na sessão, o presidente da Assembleia fez uma saudação especial à comitiva e logo depois suspendeu a sessão para que os parlamentares da Casa cumprimentassem as autoridades francesas.