Hélio Soares defende parceria entre governos do PA e MA

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
18/03/2013 20h28

Hélio Soares defende parceria entre governos do PA e MA
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PP) participou semana passada, em Belém (PA), das comemorações alusivas ao Dia da Mineração do Brasil, ocasião em que foi explicitada a necessidade de se firmar uma parceria oficial entre o governo do Pará e do Maranhão.

 

Hélio Soares destacou que os recursos minerais são a base do desenvolvimento econômico - através de toda a cadeia produtiva -   das quais a atividade mineral é o inicio, caracterizando-se como uma importante atividade social e instrumento de distribuição de renda e riquezas. Enfatizou também que o Maranhão, por si só, não é um Estado minerador por excelência; não é um Estado de grande porte de commodities de alto valor agregado, a exemplo de Minas Gerais, Pará e Goiás.

 

O parlamentar salientou ainda que o Maranhão é detentor de uma das maiores infraestruturas portuárias do Brasil, por onde escoa todo minério de ferro produzido pelas mineradoras do vizinho Estado do Pará. O Porto do Itaqui é o pulmão econômico não só do Maranhão, mas do Norte e Nordeste, uma vez que é o único porto capaz de, adequadamente, fazer esse escoamento, tanto de exportação como importação.

 

“Então, nós temos que ficar atentos com esse balcão de negócios daquilo que fere a nossa soberania. Esse porto jamais poderá ser privatizado, senão poderemos correr o mesmo risco que estão correndo outros estados com as mineradoras”, afirmou Hélio Soares.

 

CONVITE

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a exemplo do que já fez a Assembleia do Maranhão, também vai devolver simbolicamente os mandatos dos deputados que tiverem seus registros cassados durante a ditadura militar.

 

Hélio Soares disse que a Presidência do Legislativo do Pará elogiou a iniciativa do presidente Arnaldo Melo em devolver os mandatos aos parlamentares cassados e convidou os representantes da Casa a marcar presença no próximo mês, quando a Assembleia daquele Estado fará a condecoração aos deputados cassados. “A iniciativa desta Casa que concedeu a devolução do mandato, embora simbólico, foi de grande importância não só para esse Parlamento e para o nosso Estado, mas repercutiu em outros Estados como o Ceará e Minas Gerais”.


Banner