Marcelo Tavares anuncia visita ao canteiro de obras da refinaria

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
19/03/2013 11h50

Marcelo Tavares anuncia visita ao canteiro de obras da refinaria
Foto original

 

O deputado Marcelo Tavares (PSB) anunciou, na sessão desta terça-feira (19), a visita da comissão de deputados ao canteiro de obras da Petrobras, em Bacabeira. O parlamentar disse que ela acontece hoje à tarde e será “ao canteiro de obras daquilo que seria ou um dia será a Refinaria Premium da Petrobras”.

 

O parlamentar assegurou que a oposição deseja que o projeto saia do papel e lembrou que anteriormente a data de inauguração estava marcada para janeiro de 2010 e depois passou a ser o segundo semestre desse ano, mas não existe nada para inaugurar.

 

“Tenho certeza que vamos ter oportunidade de observar o canteiro já sem obras e que é consequência da situação financeira da Petrobras. A empresa que não tem tanta capacidade assim hoje de investimento, ela tem uma decisão a tomar: ou investe na retirada do petróleo do pré-sal ou vai investir em refinarias para refinar um petróleo que não foi retirado do subsolo. É lógico que a Petrobras vai optar em dar prioridade à extração do pré-sal, é uma coisa lógica”, garantiu.

 

Marcelo Tavares citou declaração publicada em “O Imparcial”, da assessoria de comunicação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, dizendo que ele estará em São Luís, na próxima semana para reafirmar em entrevista coletiva, o compromisso da Petrobras com a refinaria. “Eu queria dizer ao ministro Lobão que ele deve, em primeiro lugar, antes de fazer uma reunião pública sobre a necessidade de fazer uma reafirmação sobre as obras da refinaria, se reunir com a governadora do Estado, quem não acredita mais na refinaria é o governo do Estado através dos seus próceres”, cobrou.

 

O socialista disse que o líder do Governo, o deputado César Pires (DEM), foi o primeiro a alertar da tribuna sobre a situação de abandono das obras, preocupado com a região aonde faz política foi o primeiro deputado a alertar “que a refinaria era um sonho que parece que se desfez”.

 

 “Antes do Lobão se reunir, dar uma entrevista coletiva, ele deve pedir uma reunião com o seu grupo político, que ultimamente só lhe tem lhe dado ataques, responsabilizou Lobão pela refinaria que não existe mais, responsabilizou pela questão do Luz Para Todos, que está extremamente atrasado no Brasil e no Maranhão. Agora Lobão é responsável por tudo de ruim que acontece com as promessas desse grupo político. Acho que ele devia fazer uma reflexão, para realmente ver onde estão os seus inimigos”, avaliou.

 

O deputado do PSB informou que dos grandes projetos prometidos ao Estado, o único que vingou foi a Suzano, em Imperatriz, trazida para o Maranhão pelo ex-governador Jackson Lago. “Lembro-me da assinatura do protocolo, no Palácio dos Leões. Todos nós deputados lá com o governador Jackson Lago trazendo a Suzano. Foi o único programa industrial do Estado que vingou, justamente foi aquele que não foi trazido para cá por Roseana Sarney”, alfinetou.

 

Tavares convidou os demais colegas para participar da visita e disse ser responsabilidade de todos os deputados mostrarem interesse na continuidade das obras.

 


Banner