Eliziane Gama quer convocar secretário estadual de Meio Ambiente

Assecom / Eliziane Gama
19/03/2013 14h02

Eliziane Gama quer convocar secretário estadual de Meio Ambiente

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputada Eliziane Gama (PPS) apresentou na manhã desta terça-feira (19) requerimento solicitando a convocação do secretário de Estado do Meio Ambiente. Ela quer que o secretário dê explicações sobre o processo de licenciamento para construção de vala no município de Pinheiro após a morte de duas crianças no local.

Eliziane Gama denunciou, na tribuna da Assembleia, que a obra não apresenta nenhum tipo de segurança e que duas crianças morreram afogadas no local há pouco mais de uma semana.

“A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que é responsável pelo licenciamento ambiental, precisa explicar em quais circunstâncias e quais as razões da liberação da licença ambiental. A informação que obtivemos na cidade é que foi construída com recursos do Estado, em parceria com o governo municipal”, destacou.

A deputada relatou a lamentável tragédia e destacou que a população está revoltada. “Quero lamentar a morte destas duas crianças, o garoto Cristiano de sete anos e o Junior de onze anos, que morreram afogados na vala que está sendo construída pela prefeitura em uma área de lazer das crianças, que tem aproximadamente 3 metros de profundidade e 600 metros de comprimento, para fazer uma vazão do esgoto que é coletado na cidade para o rio Pericumã”, relatou.

No ultimo sábado (16), os familiares dos dois meninos que morreram afogados na vala participaram do encontro regional do PPS no município e pediram Justiça. Segundo os parentes das crianças, a vala foi construída pela Prefeitura de Pinheiro fica localizada próximo ao campo de futebol utilizado pelas crianças do bairro e não apresenta nenhum tipo de segurança.

Durante visita ao município, Eliziane Gama foi até o local da tragédia. “Nós estivemos no local, mas não encontramos nenhuma placa com o valor investido na obra”, comentou.

Segundo a deputada, nenhuma ação pública pode ser feita de forma desorganizada e sem sistema de segurança. Ela enfatizou que as providências devem ser tomadas para evitar que novas tragédias aconteçam.

Eliziane Gama se posicionou fortemente sobre o episódio envolvendo as duas crianças e se comprometeu a tomar todas as medidas necessárias para e fazer os encaminhamentos, o primeiro destes encaminhamentos é a convocação do secretário de Estado Do Meio Ambiente. A deputada também quer todas as informações sobre a obra e os valores investidos.

“Portanto, quero registrar o meu descontentamento, minha tristeza e angústia nesta tribuna, em nome do grito daquela mãe que não tem a oportunidade de estar aqui e nem sequer voz para gritar ali na Câmara Municipal por causa do sofrimento que ela está submetida neste momento”, finalizou.