Rubens Júnior adverte sobre planos da Petrobras e destino da Refinaria Premium I

icone-whatsapp
Assecom / Rubens Júnior
20/03/2013 13h50

Rubens Júnior adverte sobre planos da Petrobras e destino da Refinaria Premium I
Foto original

 

A presidente da Petrobras Graças Foster afirmou, nesta última terça-feira (19),  durante o detalhamento do Plano de Negócios do próximo quadriênio, que as Refinarias Premium do Maranhão e Ceará terão seus destinos decididos até julho deste ano. Segundo especialistas ouvidos pelo portal de notícias O Globo, a decisão de instalar as refinarias foi predominantemente política, para agradar aliados do governo, sem suporte técnico e econômico imprescindíveis.

 

Durante o encontro, a presidente da Petrobras destacou que o futuro da refinaria depende da evolução do projeto. “O desafio agora é viabilizar essas refinarias para que elas sejam competitivas a nível internacional. Essas refinarias nunca subiram no telhado, nem estão no telhado, mas não posso construir uma refinaria que não deu tudo de si como projeto. As Premium precisam mostrar evolução em sua concepção. Não é pessimismo nem otimismo, é realidade”, destacou Graças.

 

REFINARIA PREMIUM I

 

 No mesmo dia (19) em que a presidente Graças Foster falou sobre a fragilidade da construção de refinarias no nordeste, a liderança da oposição na Assembleia Legislativa tentou fazer uma visita in loco no canteiro de obras da Refinaria Premium, em Bacabeira, mas foi impedida. Os deputados se deslocaram para o município e, além de encontrar as obras paralisadas, os parlamentares foram não receberam explicações por parte dos responsáveis técnicos do projeto.

 

Prevista para entrar em operação no segundo semestre deste ano, a primeira fase da Refinaria entrou em processo de desaceleração. Durante a visita, os deputados de oposição comprovaram que as obras estão paralisadas e que o maior projeto de refino da América Latina corre o risco de não existir.

 

Durante o seu discurso na Assembleia, o líder da oposição Rubens Jr. apontou a gravidade da paralisação e afirmou que a Refinaria deve ser prioridade entre todos os deputados. “Devemos concentrar as nossas forças na retomada dos serviços, assegurar a conclusão da obra e garantir o início da produção”, afirmou o líder da oposição.

 

Os deputados Rubens Jr., Bira do Pindaré, Marcelo Tavares, Eliziane Gama, Cleide Coutinho e Othelino Neto foram à Refinaria e como não puderam entrar, nem receberam explicações sobre o andamento do projeto, devem marcar para os próximos dias uma audiência pública com a direção da Petrobras exigindo que eles informem os motivos da paralisação da obra.


Banner