Cleide pede instalação da CPI da Mulher e presença de secretário na Assembleia

icone-whatsapp
Assecom / Cleide Coutinho
21/03/2013 12h23

Cleide pede instalação da CPI da Mulher  e presença de secretário na Assembleia
Foto original

 

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (21), para defender a instalação imediata da CPI da Mulher, proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS), com o objetivo de apurar casos e denúncias de casos de violência contra as mulheres no Maranhão. Ela também pediu a aprovação do requerimento do Deputado Bira do Pindaré, que solicitou a presença do secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, na Assembléia para esclarecer detalhes administrativos de sua pasta.

 

“Não conheço o secretário pessoalmente. Mas, como política, soube que Pedro Fernandes é uma pessoa competente, extremamente educada e destemida. Não sei por que os deputados da situação querem igualá-lo por baixo, como se ele tivesse medo e algo a esconder e por isso não aprovaram sua vinda a esta Casa”.

 

A deputada lembrou que o deputado Rogério Cafeteira (PT) disse, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (20), que a função da Assembleia Legislativa é fiscalizar, descobrir, opinar, sugerir e, com isso, promover ajuda ao povo do Estado Maranhão que, com muita confiança, depositou o voto em todos os deputados com assento na Casa.

 

 “Não sei por que as lideranças dos blocos na Assembléia Legislativa ainda não indicaram os membros da CPI da Mulher. Nós mulheres estamos sendo respeitadas no que se refere a ocupar espaços e obter importantes cargos. Sou médica e deputada, mas na hora da violência sou uma mulher qualquer, igual a todas as outras e, por isso, sujeita também a violência. Não sei por que essa resistência em indicar os membros da CPI para nos defender, pois segundo a ONU, de cada 10 mulheres, 7 sofrerão este ano agressão física ou sexual”, comentou.

 

Na avaliação de Cleide, o que chama mais atenção na CPI da Mulher são os comentários de bastidores de que a deputada Eliziane não pode ser a presidenta e nem relatora da Comissão. “Não se tapa o brilho do sol com a peneira. Algumas nuvens podem fazer isso, mas são passageiras. Tenho confiança que meus colegas que amam e valorizam as mulheres demonstrem isso ao povo que os elegeu para defendê-lo”.

 

Concluindo o pronunciamento, a deputada Cleide se referiu a um verso do cantor Milton Nascimento que diz: “Quem tem na pele essa marca (a da mulher) possui a extrema mania de vencer na vida”. A deputada disse que é essa fé que tem e pediu que os deputados entendam a necessidade de instalação da CPI e que a deputada Eliziane seja colocada na presidência, pois esta é uma forma de fazer com que os erros sejam apontados e evitar as mortes e agressões que possam ainda acontecer. “Foi para isso que fomos eleitos e estamos aqui”, finalizou.


Banner