Ministro Lobão garante continuidade das obras da Refinaria Premium

icone-whatsapp
Agência Assembleia/Marcelo Vieira
22/03/2013 08h45

 Ministro Lobão garante continuidade das obras da Refinaria Premium
Foto original

 

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB), garantiu na tarde desta quinta-feira (21), em audiência no Palácio dos Leões, a continuidade das obras de construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira.  O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Barros (PMDB), representou o Poder Legislativo na ausência do presidente Arnaldo Melo (PMDB). Presentes ainda o vice-governador Washington Oliveira, secretários de Estado e vários parlamentares.

 

O vice-presidente da Assembleia, deputado Max Barros, disse que a presença do ministro Lobão, de imediato, no Maranhão, foi muito importante para ratificar o compromisso do governo federal de que a construção da refinaria é um processo irreversível, com investimentos de quase 1,5 bilhão de reais. Disse, ainda, que ficou claro para todos os presentes que “a refinaria não é importante apenas para o Maranhão, é importante para o país. O Brasil precisa refinar petróleo, portanto precisa dessa refinaria”.

 

Em sua explanação, Lobão rebateu as criticas dos pessimistas - como ele mesmo definiu os que não acreditam na Refinaria Premium – afirmando que não se constrói uma obra dessa magnitude da noite para o dia. Ele explicou que a paralisação momentânea, após a conclusão da etapa de terraplenagem, estava prevista e que a retirada do maquinário foi feito conforme estabelecido em contrato.

 

O ministro afirmou que a construção de refinarias é vital para a economia e desenvolvimento do país. “Essa é uma decisão de governo, o governo precisa das refinarias. E quem decide isso tudo é a presidente da República, o ministro das Minas e Energia, que sou eu, e é a Petrobras. E a decisão está tomada e é definitiva: a refinaria não vai sair daqui”.

 

O diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, fez uma explanação do plano de investimentos da Petrobras até 2017. Segundo Consenza, existe a necessidade de aumentar a capacidade de refinação. Hoje existe um déficit de quase 1 milhão de barris por dia na capacidade de refino.

 

DEPUTADOS

 

Max Barros explicou que já conversou extra-oficialmente com o ministro sobre a apreensão que está havendo na Assembleia Legislativa sobre o assunto e falou da importância de sua presença para falar aos deputados. Segundo Max Barros, o ministro se mostrou favorável a marcar uma visita à Assembleia. Sobre os embates com a oposição, o parlamentar disse que esta deve ser uma causa de todos os deputados. “A oposição deve marchar unida com o governo e lutar para que venham os recursos, que sejam feitas as parcerias e cobrar sempre que necessário. Nesse projeto quem deve ganhar é o povo”, completou.

 

Para os deputados Roberto Costa (PMDB) e Edilázio Júnior (PV), a explanação do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão e do diretor da Petrobras, passou uma tranquilidade para o Estado do Maranhão nesse compromisso com o governo federal.       


Banner