Hélio Soares defende implantação de cursos profissionalizantes

Nice Moraes / Agência Assembleia
25/03/2013 08h10

Hélio Soares defende implantação de cursos profissionalizantes

Através de indicações, o deputado Hélio Soares (PP) pede à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofícios à governadora Roseana Sarney solicitando providências no sentido de determinar que sejam instalados os cursos do Programa Maranhão Profissional e a etapa pré-vestibular nos municípios de Zé Doca, Senador Alexandre Costa e Cururupu.

Hélio destacou a importância do pedido, considerando a relevância do programa como instrumento de formação profissional para o desenvolvimento local e regional, de acordo com as potencialidades de cada município e como instrumento de inserção do maior número de jovens em instituições de ensino superior. “Os jovens daqueles municípios merecem uma oportunidade para se qualificarem, até para que possam enfrentar, em melhores condições, as oportunidades surgidas no mercado de trabalho”, disse o parlamentar.

Na visão do parlamentar, os cursos profissionalizantes e graduação superior formam um bom currículo para o jovem que pretende ingressar no competitivo mercado de trabalho. No entanto, ressaltou que no mundo globalizado, onde a sociedade é capitalista, para se conseguir um bom emprego não é preciso ter especialmente uma faculdade, um curso profissionalizante já serve.

“Evidentemente que não devemos deixar de estimular o acesso ao ensino superior, haja vista a sua importância na vida das pessoas, e a etapa pré-vestibular têm como objetivo alcançar o maior número de jovens possíveis. O ensino superior ajuda as pessoas a enxergar o mundo além dela própria”, destacou.

Hélio Soares ressaltou também que as oportunidades estão surgindo, empresas de grande monta já estão instaladas e outras estão se instalando no Maranhão, e os jovens maranhenses não podem e nem devem ficar alheio a esse processo de desenvolvimento acelerado. “Oportunizar ao jovem o ingresso ao mercado de trabalho é a garantia de sua permanência futura”.