Alexandre Almeida discute instalação do Corpo de Bombeiros de Timon

Samartony Martins / Agência Assembleia
25/03/2013 15h54

Alexandre Almeida discute instalação do Corpo de Bombeiros de Timon

O deputado Alexandre Almeida (PSD) participou, na manhã desta segunda-feira (25), de uma reunião na sede do Corpo de Bombeiros do Maranhão para definir, com representantes do órgão, os detalhes da instalação de uma unidade do grupamento no município de Timon.

Durante a reunião, que contou com a presença do prefeito de Timon, Luciano Leitoa; do Major Abner Ferreira de Carvalho, chefe de gabinete do Corpo de Bombeiros do Maranhão; Major Welllington Oliveira dos Reis, comandante do futuro agrupamento em Timon e o Coronel Célio Roberto Pinto Araújo, diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros do Maranhão, ficou definido que em até no máximo um mês a unidade esteja em pleno funcionamento.

Alexandre Almeida explicou que a Assembleia Legislativa do Maranhão servirá como mediadora entre o governo do Estado e a prefeitura de Timon, que tem se mostrado disposta e determinada em oferecer as condições para a instalação deste importante órgão, que é o Corpo de Bombeiros, no município.

O parlamentar lembrou que Timon tem um perfil diferenciado dos demais do Estado e que a cidade hoje tem a demanda de uma capital. “Timon hoje reúne características importantes, especialmente do ponto de vista populacional. A cidade conta com uma população de mais de 170 mil habitantes. O fato de estar ao lado de Teresina termina aumentando mais ainda a repercussão social que o corpo de bombeiros terá”, ressaltou Alexandre Almeida, acrescentando que todas as demandas que acontecem em Teresina refletem em Timon.

ADAPTAÇÕES

O prefeito de Timon Luciano Leitoa afirmou que o município já dispõe de todos os equipamentos e que a reunião serviu para equacionar o déficit de pessoal que necessita a corporação. Luciano Leitoa informou que todos os equipamentos adquiridos para o Corpo de Bombeiros foram por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sétimo Waquim.

“Essa nossa reunião tem o objetivo de agilizar mais ainda a efetivação do Corpo de Bombeiros em Timon. Enquanto representante do município, nos comprometemos em ajudar e fazer as adaptações necessárias, onde hoje funciona a Guarda Municipal e o Complexo Esportivo, para que possa abrigar o Corpo de Bombeiros”, pontuou Luciano Leitoa enfatizando que Timon está com grandes investimentos na eminência de serem vistos e que necessitam do apoio do Corpo de Bombeiros.

Para o Coronel Célio Roberto Pinto Araújo, diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a unidade da corporação em Timon já é uma realidade. “O nosso comandante já solicitou ao Major Reis que levantasse efetivo e verificasse o material que já foi disponibilizado. Só falta adequarmos as instalações; neste primeiro momento funcionaremos com um efetivo mínimo de 25 homens”, garantiu Célio Roberto Pinto.

De acordo com as informações do Major Welllington Oliveira dos Reis, comandante do futuro agrupamento em Timon, o governo do Estado já destinou um recurso de um milhão de reais no ano passado para a instalação da unidade no município. “Durante todo o ano de 2012 acompanhamos todo o processo para aquisição de viaturas e equipamentos para a implantação dessa unidade em Timon. Tudo que já foi adquirido já foi entregue, como, por exemplo, uma viatura de combate a incêndio, uma viatura de resgate; uma viatura de salvamento e todos os equipamentos para a estrutura do prédio, como a mobília e o ar condicionado. Estamos com 80 % de tudo que é necessário para a efetivação do quartel em Timon. Agora, depois dessa, acredito que dentro de 15 dias a gente esteja se instalando em Timon”, afirmou Major Reis.