TV Assembleia é destaque em encontro nacional de TVs Legislativas

Samartony Martins / Agência Assembleia
26/03/2013 11h28

TV Assembleia é destaque em encontro nacional de TVs Legislativas

A TV Assembleia da Assembleia Legislativa do Maranhão foi destaque durante o Workshop  sobre “TV Digital e Programação/Conteúdo”, promovido pela Astral (Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas), que ocorreu nos dias 21 e 22 de março, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento contou com a participação de 16 TVs Legislativas de todo o país.

A Diretoria da Comunicação da TV Assembleia Legislativa do Maranhão foi representada pela diretora de Comunicação Social, Dulce Brito; e pelos jornalistas Adalberto Melo (diretor da TV Assembleia) e Cristiane Mores (coordenadora de Jornalismo), que durante o workshop apresentaram os detalhes da grade de programação, projetos e investimentos para as emissoras legislativas de outros estados, empresas, prestadores de serviço, jornalistas e público em geral interessado na expansão do sinal das TVs e rádios que levam à população notícias, debates e votações no congresso, assembléias e câmaras municipais.

“Esta foi a primeira vez que a rede de TVs Legislativas mostrou a sua cara para o Brasil. No nosso caso foi muito importante a participação no evento, porque fomos um dos três estados da federação a apresentar um ‘case’ sobre a TV Assembleia do Maranhão, ao lado das emissoras do Rio Grande do Norte e Minas Gerais. O público teve a oportunidade de conhecer detalhes de nossa programação, as perspectiva da implantação do complexo de comunicação, além da exibição de um vídeo com vinhetas e trechos dos programas e documentários produzidos por nossos profissionais”, explicou Adalberto Melo, diretor da TV Assembleia.

REVISTA

Adalberto Melo acrescentou que TV da Assembleia Legislativa do Maranhão também recebeu o destaque no lançamento da Revista da Astral (Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas) com uma reportagem de duas páginas que traça um panorama sobre a cobertura da emissora que, além da transmissão de sessões plenárias ao Vivo, também abre espaço para a exibição das audiências públicas que trazem para o debate temas de relevante interesse social, com a participação de autoridades, parlamentares e sociedade civil.

O diretor ressaltou que hoje as TVs legislativas alcançam 36 milhões de brasileiros e que a previsão de crescimento é muito maior para o ano de 2013.

“Considero a participação da TV Assembleia neste encontro como histórica por várias razões. A primeira porque a TV Assembleia apresentou sua programação e seus profissionais, assim como a forma que ela atua enquanto TV pública.  Segundo, porque avalio que este foi um momento de aproximação e participação das TVs Legislativas na discussão dos rumos da TV Legislativa no Brasil. Nunca antes a TV Legislativa teve tanto espaço e isso só foi possível graças à digitalização e abertura de novos canais”, ressaltou Adalberto Melo.

De acordo com o Sergio Chanon, diretor da secretaria de comunicação da Câmara Federal, que também esteve presente no workshop, “esse modelo de TV institucional é coisa bem nossa. A comunicação pública existe em outros países, mas estamos contribuindo para política de nosso país garantindo a transparência das ações”.

O próximo workshop promovido pela Astral (Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas), está marcado para acontecer em maio, em Porto de Galinhas, Pernambuco, paralelamente ao encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.