Afonso Manoel participa do XI Congresso da Pastoral Familiar

Assecom / Afonso Manoel
26/03/2013 15h47

Membros de 75 paróquias  da Arquidiocese de São Luis participaram neste final de semana do XI Congresso da Pastoral Familiar, o qual teve como tema deste ano “Evangelizando famílias para celebrar a fé”. Dom José Carlos Chacorowski, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luis, presidiu a solenidade de abertura do encontro, que ainda contou com a presença dos deputados estaduais Afonso Manoel (PMDB) e Jota Pinto (PEN), e dos vereadores Helena Duailibe (PMDB) e José Joaquim (PSDB).

As atividades do encontro foram marcadas pelo acolhimento das comissões forâneas, em uma participativa espiritualidade entre os membros das pastorais de São Luís. Dom José Carlos, ao fazer a abertura do congresso, destacou o momento histórico e o desafios que estão sendo enfrentados pela igreja, tendo no centro dos questionamentos a família e a vida social, cultural, econômica e política. Observou o importante trabalho de evangelização que é feito pela Pastoral Familiar, com orientações quanto aos padrões de comportamentos e valores, bastante afetados.

O deputado Afonso Manoel, um dos líderes do movimento Católico no Estado, foi convidado a participar do evento e proferir uma palestra sobre a importância da família atualmente em nossa sociedade. E o parlamentar classificou “esta pastoral familiar é a viga estruturante da nossa sociedade e nada pode abalá-la”.

Durante sua fala, Afonso lembrou como iniciou sua trajetória política e que contou com o apoio fundamental da sua família. “Quando me incentivaram a entrar na vida política, contei, principalmente, com a ajuda dos meus filhos, minha mulher e meus pais; estes nunca me abandonaram”, revelou.

O momento de reflexão promovido pelo líder católico foi muito prestigiado e recebeu muitos elogios. A sua esposa Helena Duailibe também participou atividade e respaldou as palavras do deputado.

O XI Congresso da Pastoral Familiar ainda contou com a palestra “A Importância da Organicidade na Pastoral Familiar”, pela professora Leidismar Nolasco. Em seguida a palestra “Sacramento do Matrimônio: Celebração e Testemunho de Fé”, que foi ministrada pelo casal Tico e Vera, casal nacional da Pastoral familiar. A última palestra teve como tema: “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor”, pelo casal diácono Renato e Odete, casal coordenador paroquial da Pastoral Familiar do São Francisco. A programação foi encerrada com a Hora do Angelus.