CPI da violência contra a mulher abre trabalhos e elege presidente e relator

Assecom / Roberto Costa
04/04/2013 07h21

CPI da violência contra a mulher abre trabalhos e elege presidente e relator

Na tarde desta terça (3), foi aberta na Assembleia Legislativa a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar casos de violência contra mulheres no Maranhão e também investigar as denúncias de omissão por parte do Poder Público com relação à aplicação de instrumentos instituídos em Lei para proteger as mulheres em situação de violência.

A reunião foi conduzida pelo deputado Roberto Costa e teve como pauta a eleição do presidente, vice-presidente e relator. Estavam presentes os deputados Edson Araújo, Magno Bacelar, Gardênia Castelo, Francisca Primo e Roberto Costa.

A deputada Francisca Primo foi escolhida para presidir a Comissão, enquanto que Gardênia Castelo e Roberto Costa foram eleitos vice-presidente e relator, respectivamente. Francisca Primo agradeceu a escolha. “Queria agradecer a indicação do meu nome para presidir a CPI. Espero contar com a ajuda de todos os colegas para fazer um bom trabalho, pois a questão da violência contra a mulher é um verdadeiro desafio”, disse a deputada.

A vice-presidente, deputada Gardênia Castelo, também agradeceu a oportunidade. “Queria agradecer essa indicação. Aceito a missão e prometo dedicação e empenho para contribuir para fazer o possível para diminuir essa chaga que é a violência contra a mulher”, afirmou a vice-presidente.

A próxima reunião está marcada para a próxima terça (9), às 15h, na Sala das Comissões, na Assembleia Legislativa. O relator da Comissão, deputado Roberto Costa, afirmou que na próxima reunião serão traçadas as estratégias de ação da CPI. “Na próxima reunião nós iremos traçar estratégias de ação, convocar alguns setores envolvidos, como Conselhos, Delegacia da Mulher e Secretarias Estaduais e Municipais, para que se elabore uma grande força-tarefa e definir nosso calendário de trabalhos”, afirmou Costa.

A CPI da violência contra a mulher tem como membros titulares os deputados: Roberto Costa, Francisca Primo, Magno Bacelar, Alexandre Almeida, Eliziane Gama, Gardênia Castelo e Edson Araújo. Os membros suplentes são os deputados: Rogério Cafeteira, Vianey Bringel, Rigo Teles, Raimundo Cutrim, Cleide Coutinho, Valéria Macedo e Hélio Soares.