Eduardo Braide, Jota Pinto e Roberto Costa visitam o hospital Aldenora Belo

icone-whatsapp
Agência Assembleia
08/04/2013 14h22

Eduardo Braide, Jota Pinto e Roberto Costa visitam o hospital Aldenora Belo
Foto original

 

Os deputados Eduardo Braide (PMN), Jota Pinto (PEN) e Roberto Costa (PMDB) visitaram, na manhã desta segunda-feira (8), o Hospital Aldenora Belo (Fundação Antônio Jorge Dino) e homenagearam a presidente da fundação, Enide Moreira Lima Jorge Dino, com certificado e medalha pelos 400 anos de São Luís. Na ocasião, o hospital também recebeu a doação de um mamógrafo, que foi comprado com recursos de emendas dos deputados citados.

 

De acordo com Eduardo Braide, a homenagem estreitará os laços da Assembleia Legislativa com o Aldenora Belo, que é referência em tratamento de câncer no Maranhão. “O hospital é uma entidade importante e é preciso que possamos contribuir com a população. Estou muito feliz por participar desse momento. É importante pensar nos benefícios dos serviços prestados pela fundação a milhares de pessoas”, disse.

 

Falou também na felicidade de indicar a presidente da fundação, Enide Moreira Lima Jorge Dino, em ser a homenageada, pois já somam mais de 50 anos seus serviços prestados no hospital. Disse ainda que a data comemorativa coincidiu com o Dia Mundial do Combate ao Câncer, comemorado hoje (8).

 

“Entregaremos o mamógrafo à Fundação Antônio Jorge Dino com uma ementa de autoria dos três deputados aqui presentes. Iremos correr em busca de mais indicações para adquirir outros equipamentos, mas, para isso, é preciso mais parcerias para que mais ações como essa sejam realizadas e, assim, melhorar o atendimento da população e garantir melhor atendimento”, concluiu.

 

O deputado Roberto Costa contou que a indicação do deputado Eduardo Braide foi sábia, uma vez que a presidente da fundação, Enide Moreira Lima Jorge Dino, tem uma história de trabalho muito importante para o hospital. “É preciso ter noção desse trabalho e também que seja reconhecido por todos. É preciso também colaborar com a fundação, por isso sentimos a importância desse trabalho feito às famílias maranhenses que necessitam da instituição para tratamento”, contou.

 

Para ele, foi gratificante poder ajudar uma instituição de referência no tratamento do câncer, que atende demandas de todo o Maranhão.

 

O deputado Jota Pinto também parabenizou e disse que a homenagem foi bastante justa. “Se cada um pudesse fazer um pouco do que aconteceu hoje seria muito para o tratamento dessas pessoas que precisam e, por isso, fico feliz dessa contribuição. Uma forma de sensibilizar outros deputados a contribuir com o único hospital de referência em tratamento de câncer para nós”.

 

Bastante emocionada, a presidente da Fundação Antônio Jorge Dino, Enide Moreira Lima Jorge Dino, agradeceu a todos que contribuem com o hospital, pois sabem das dificuldades para mantê-lo e, devido a isso, apelou: “continuem doando, dando apoio; colaborem para que possamos levar em frente esse trabalho”, disse Enide, que, aos 85 anos, é incansável em prestar serviços diariamente aos que precisam no hospital. “É uma forma de tentar melhorar o sofrimento dessas pessoas”, declarou.

 

DADOS

 

O Instituto Nacional do Câncer prevê para o Maranhão o aparecimento, por ano, de aproximadamente 6 mil novos casos de câncer de diversos tipos. O Hospital Aldenora Bello atende, anualmente, 3.400 pacientes. O aparelho doado pelos deputados custou R$ 250 mil e certamente funcionará 24 horas por dia. No mamógrafo será realizado o exame radiológico das mamas que forneçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas.

 

SAIBA MAIS

 

Em 2011, a Assembleia Legislativa aprovou uma emenda à Constituição Estadual (PEC 002/2011), criando o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Os recursos do Fundo são provenientes de um percentual de 5% da venda do cigarro e de 3% da bebida alcoólica.


Banner