Proporcionalmente, São Luís tem 10 vezes mais homicídios que SP, diz Bira

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
08/04/2013 19h53

Proporcionalmente, São Luís tem 10 vezes mais homicídios que SP, diz Bira
Foto original

 

O número de homicídios no primeiro trimestre de 2013, na Ilha de São Luís, assusta a população. Os dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública dão conta que em janeiro, fevereiro e abril foram contabilizados 161 homicídios na ilha. Segundo o Jornal Pequeno, no mesmo período, foram registrados no IML 193 assassinatos. O assunto foi abordado na sessão desta segunda-feira (8), pelo deputado Bira do Pindaré (PT).

 

O deputado Bira do Pindaré trouxe a temática da violência para a pauta da Assembleia Legislativa, ao protestar contra o brutal assassinato do bancário Jether Joran. Ele foi sequestrado na porta da sua casa, no Cohatrac, por volta das 18 horas de sábado (06), por três homens. O corpo foi encontrado, na Vila Kiola. Algumas horas depois do desaparecimento de Jether Joran, seu veículo foi localizado no bairro Maiobão.

 

Segundo Bira, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve 10% de crescimento no número de homicídios na Ilha de São Luís. “Se levarmos em consideração os números oficiais da Secretaria de Segurança do Maranhão e os dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, podemos constatar que, proporcionalmente, na ilha São Luís o número de assassinatos é 10 vezes maior que na cidade de São Paulo”.  

 

Ele disse, ainda, que a capital paulista possui quase 12 milhões de habitantes e a Ilha de São Luís possui aproximadamente 1 milhão e 300 mil habitantes. Segundo os dados dos três primeiros meses desse ano, São Paulo teve 1,65 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que, na Ilha de São Luís, foram 10,37 homicídios para cada 100 mil, ou seja, a criminalidade em São Luís, nos três primeiros meses é 10 vezes maior do que na capital do estado de São Paulo.

 

Diante de tais índices, o deputado Bira apelou para que as instituições do Executivo, do Judiciário, do Legislativo e o Ministério Público tomem uma providencia urgente quanto à crescente violência. “Em números absolutos, nós estamos quase passando, porque São Paulo está fechando em uma média de 90 homicídios por mês, mas aqui em São Luis já está chegando a 70, nós estamos quase passando a capital do estado de São Paulo”, protestou.

 

CINTRA

 

A situação da Fundação Nice Lobão (CINTRA) voltou a ser pautado na tribuna da Assembleia Legislativa. O deputado Bira denunciou a retaliação sofrida por professores do Colégio, fato que está prejudicando o ano letivo. O diretor do CINTRA foi convocado pela ALEMA e prestará esclarecimentos sobre a situação do Colégio amanhã às 11 horas, no plenário da Casa.


Banner