Deputado Rubens Pereira Júnior destaca a realização de seminário sobre o Salangô

Agência Assembleia
09/04/2013 08h36

O deputado Rubens Júnior (PCdoB) ocupou a tribuna da Casa na sessão desta segunda-feira (8) para registrar a realização do 1º Seminário Salangô, patrocinado pelo prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão.

O parlamentar destacou o caráter democrático do seminário, que reuniu representantes da classe política, da Codevasf, do Sebrae, e da comunidade interessada. “Destaca-se o caráter democrático do seminário, onde a comunidade interessada e a comunidade envolvida foram até lá fazer as suas reivindicações”, disse.

Para o comunista, mais importante do que descobrir os culpados pelo descaso do projeto Salangô, é efetivamente colocar o projeto para funcionar. “Já foram gastos US$ 60 milhões, ainda em 1993, nesse sistema de irrigação sem que isso, até hoje, tenha trazido desenvolvimento para aquela região”, afirmou.

Durante o seminário, a comunidade fez diversas reivindicações que foram encaminhadas à governadora Roseana Sarney e que segundo o deputado, terão que ter algum desdobramento.

“Entre esses encaminhamentos foi sugerido a criação de um comitê gestor que, na nossa avaliação, deve ser presidido pelo prefeito da cidade com a legitimidade dada pelo povo para acompanhar o andamento do projeto e mais importante, para acompanhar o cumprimento das ações, aquilo que a população pediu como a prioridade tem que ser encarado como prioridade. Foi proposta também a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para cobrar a execução destas obrigações e para saber se o governo do Estado está fazendo sua parte, para saber se a Codevasf está fazendo sua parte, se o governo municipal, se o governo federal cada qual está fazendo sua parte”, declarou.

O deputado disse que o mais difícil já foi feito naquele projeto, “os canos estão lá, 27 km de encanação, de irrigação todo investimento pesado está lá e insisto, a Assembleia irá funcionar como mediador, como fiador deste acordo, e irá cumprir, irá cobrar o cumprimento das ações propostas por todos”, finalizou.