Stênio Rezende e Magno Bacelar ressaltam importância do Governo Itinerante

Samartony Martins / Agência Assembleia
09/04/2013 12h00

As ações do “Governo Itinerante” realizadas nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, infraestrutura e agricultura, entre outros, pela governadora Roseana Sarney (PMDB) nos municípios de Lima Campos e Bernado do Mearim, localizados na Região do Médio Mearim, receberam destaque no pronunciamento do deputado Stênio Rezende (PMDB), na manhã desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O parlamentar ressaltou a importância do apoio dos habitantes e da classe política que recebeu a caravana da governadora, que foi acompanhada por secretários e gestores de órgãos. Na oportunidade, Roseana Sarney inaugurou, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, o Hospital Municipal de Bernardo do Mearim.

“Esse hospital vai atender toda a população, gratuitamente, com o que tem de melhor na saúde. O hospital vai atender também as cidades vizinhas e as pessoas que usam aquela MA e, porventura, procuram por um atendimento médico”, disse Stênio Rezende, explicando que o hospital é mais uma das inaugurações e que ainda muito tem por vir do programa “Viva Saúde”.

Stênio Rezende acrescentou que o programa “Viva Saúde”, implantado pelo governo do Estado e tocado pelo secretário de Saúde e sua equipe, cada dia avança mais no sentido de oferecer um atendimento de qualidade à população maranhense. “Eu estive também na cidade de Lima Campos, onde nosso prefeito amigo Jailson Alves recebeu a governadora, prefeito este que, com recursos próprios, já fez mais de dois quilômetros de pavimentação asfaltica, inaugurou o Centro Administrativo e reformou o balneário da cidade de Lima Campos, em 90 dias de mandato. Isso mostra não só o bom gestor que o Jailson é, mas, acima de tudo, o seu compromisso para com a população conterrânea e amiga de Lima Campos”, frisou Stênio Rezende.

O deputado Magno Bacelar (PV) também comentou com entusiasmo o retorno das ações do Governo Itinerante realizadas pelo Governo do Estado. Magno Bacelar pontuou que a governadora Roseana Sarney selecionou principalmente os pequenos municípios para levar obras de fundamental importância, como, por exemplo, a entrega do Hospital Municipal de Bernardo do Mearim, que dispõe de 20 leitos, clínicas médicas nas áreas de obstetrícia e pediatria, além da mesma já está realizando cirurgias de hérnia e de catarata.

Magno Bacelar ressaltou que as ações do Governo Itinerante que estão sendo levadas às comunidades mais carentes, mais necessitadas, como a cidade de Bernardo do Mearim. “Este é um governo sério, um governo responsável que trata as políticas públicas com objetivo comum, que é exatamente melhorar os indicadores da nossa população. A governadora Roseana Sarney, priorizou principalmente os pequenos municípios, onde estão as grandes deficiências e a maior parte da população que tem mais necessidade. Portanto, nós temos que ressaltar e parabenizar esta iniciativa do retorno do Governo Itinerante dessa forma mais bem planejada, mais bem organizada com mais equipe para atender melhor a comunidade”, disse Magno Bacelar.

GOVERNO ITINERANTE

As ações do governo Itinerante também serão realizadas nos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, nesta quinta (11) e sexta-feira (12). No primeiro município, a governadora Roseana, entre outras ações, inaugura a Biblioteca Municipal, que ganhará acervo de centenas de livros, CDs e DVDs. Já em Lago do Junco, será entregue o Hospital de 20 leitos do município e, também, uma Barragem, ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

O Governo Itinerante foi criado pela governadora Roseana Sarney, no início da década passada, para levar ações das mais variadas áreas aos 217 municípios maranhenses. Nesta etapa, primeira deste ano, serão visitados 94 municípios, sendo quatro a cada semana de trabalho, podendo ser realizado duas vezes por mês. Além das equipes do Estado, as ações de itinerância contam com o apoio das prefeituras municipais.