Imperatriz e Açailândia esperam Assembleia para Jornada de Integração

Agência Assembleia
10/04/2013 13h15

Imperatriz e Açailândia esperam Assembleia para Jornada de Integração

Os municípios de Imperatriz e Açailândia aguardam neste final de semana a presença da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Açailândia será o segundo de uma série de dezoito municípios do Estado a receber o Poder Legislativo estadual nesta fase de itinerância, conforme cronograma de encontros regionais estabelecido pelo presidente Arnaldo Melo (PMDB) e pela Mesa Diretora da Assembleia.

A proposta é discutir, segundo o presidente, as questões locais e técnicas legislativas, como o regimento interno das câmaras, Lei Orgânica dos Municípios, dentre outros documentos jurídicos de interesse do Maranhão e do país. A iniciativa, da Mesa Diretora em conjunto com a Escola do Legislativo, contemplará 18 cidades-polos maranhenses durante encontros que ocorrerão preferencialmente nas sextas-feiras e sábados. Esses encontros visam, além do aperfeiçoamento das atividades legislativas, traçar linhas de atuação para o desenvolvimento  das regiões.

Nos encontros serão proferidas palestras como “Instrumentos do Processo Legislativo: Forma e Ritos Para Exercê-los”, a cargo dos funcionários da Assembléia Legislativa Carlos Lula, Maneton Antunes de Macedo e Braúlio Martins. Outros assuntos em pauta são "Regimento Interno da Câmara: Organização das Pautas e Sessões e Repasses do Executivo: composição, cálculo e limites constitucionais".

AÇAILÂNDIA

Nesta quarta-feira (10), a presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Lenilda Leandro Rocha da Costa, declarou ser muito importante que os poderes sejam fortes, unidos e caminhem de mãos dadas. Conforme Lenilda, Açailândia, através de seus representantes, terá a oportunidade de discutir problemas de que a população tomará conhecimento.

A presidente também vê a oportunidade de serem colocadas as reivindicações do município, como, por exemplo, a construção da sede da Câmara Municipal, sonho de todos os vereadores. Espera ter também a chance de debater o problema da grande erosão no centro da cidade, assunto que já levou a prefeita local até Brasília. Uma força-tarefa que reúna  autoridades municipais, estaduais e federais é a grande esperança da vereadora Lenilda Leandro para solucionar o problema da erosão.