Cleide cobra recuperação da rodovia que liga Caxias a São João do Sóter

Assecom/Cleide Coutinho
10/04/2013 13h26

Cleide cobra recuperação da rodovia que liga Caxias a São João do Sóter

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (10), para cobrar do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a recuperação da MA-127, interligando os municípios de Caxias e São João do Sóter. Com as primeiras chuvas que caíram, a rodovia ficou praticamente intrafegável, prejudicando a população da região Leste do Maranhão.

De posse de uma denúncia do vereador Cleuton, de São João do Sóter, a deputada Cleide pediu, encarecidamente, que o Governo do Estado resolva o problema cobrado pela população.

Em relação ao pedido que a deputada fez para recuperar a MA 034, que liga o município de Caxias ao Povoado Baú, a rodovia já está concluída e trafegável. "Apesar de não ser engenheira, acho que ficou boa", avaliou a deputada.

Quanto à recuperação e pavimentação da MA 127, que liga São João do Sóter a Caxias, a deputada relatou que apesar de já ter sido solicitada desde 2010 nunca foi concluída. Segundo relatos de alguns vereadores de São João do Sóter, a empresa que ganhou a licitação para a recuperação da referida rodovia não tem compromisso com a população.

Para Cleide, olhar Caxias não é só receber o prefeito daquela cidade, tirar fotos e prometer, e sim fazer os benefícios cobrados pela população. Ela também disse esperar que o Governo do Estado, além da recuperação da MA-127, também devolva os recursos da saúde de Caxias, que foram retirados pelo atual Governo do Estado. Entretanto, segundo a deputada, esses mesmos recursos são liberados para as cidades com hospitais de apenas 20 leitos, a exemplo de São João do Sóter, que não tem médicos nos dias de sexta, sábado e domingo para atender a população, nem médico para fazer os exames de  ultra-som e raio x, e os pacientes que precisam desses exames com urgência são encaminhados para Caxias.

Ao concluir, Cleide reconheceu o esforço do deputado Max Barros para ajudar Caxias, mas disse não saber por que o Governo do Estado não deixa que as obras mais importantes e cobradas pela população sejam concluídas.

LUTA ELOGIADA

Em apartes, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Max Barros (DEM), o vice-líder do governo na Assembleia, deputado Magno Bacelar (PV), e o deputado Alexandre Almeida (PSD), elogiaram a luta da deputada Cleide Coutinho (PSB) pelo município de Caxias, especialmente por melhorias no setor de saúde e na recuperação das rodovias estaduais.

O deputado Max Barros – que já foi secretário de Estado de Infraestrutura - garantiu que o Governo do Estado vai disponibilizar os recursos necessários para a recuperação da MA-127, uma antiga bandeira de luta da deputada Cleide Coutinho. Segundo Max, a obra ainda não começou porque uma empresa que perdeu a licitação depois de contestar na justiça é que está com a responsabilidade de executar e concluir a obra que, infelizmente, nunca foi feita.