Deputado Othelino volta a defender Edivaldo Holanda Jr na Assembleia

Assecom / Othelino Neto
11/04/2013 15h02

Deputado Othelino volta a defender Edivaldo Holanda Jr na Assembleia

O deputado estadual Othelino Neto (PPS) voltou a defender, no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, de críticas, desta vez, feitas pelo deputado Neto Evangelista (PSDB) durante discurso na tribuna. O parlamentar do PPS lembrou que são apenas 102 dias de governo e que o momento ainda não é de cobranças e, sim, de compreensão.

“A população que votou em Edivaldo, que o elegeu, é claro que espera que ele implemente as promessas de campanha, com o foco principal na mudança, e ele já vem fazendo isso. Agora, não se pode almejar que, no início da administração, já haja um grande volume de obras para ser apresentado à cidade”, ponderou Othelino Neto.

Othelino disse que Edivaldo Jr inaugura, nesses primeiros meses, uma nova forma de fazer política em São Luís, conduzindo as relações entre Executivo e Legislativo de forma democrática. Citou o exemplo da CPI do Bom Peixe, instalada na Câmara com assinatura de vereadores da base governista.  “Aqui na Assembleia, o governo Roseana não deixa instalar uma CPI, mas o prefeito respeita o Parlamento”, reforçou.

Em relação à Saúde, Othelino disse que, se o governo do Estado tivesse cumprido a promessa de campanha da governadora Roseana Sarney de construir e entregar os 72 hospitais, hoje, os socorrões não estariam sobrecarregados como estão. O parlamentar do PPS destacou os esforços da atual gestão no direcionamento dos rumos da Saúde municipal.

Sobre as escolas de tempo integral, Othelino esclareceu que o prefeito não prometeu instalá-las no primeiro dia do ano letivo. “Edivaldo disse que elas seriam implantadas, gradativamente, de acordo com a capacidade da Prefeitura, até porque não se consegue construir esse modelo do dia para a noite. Tem que haver toda uma condição para que elas possam ser construídas”, defendeu.

MÁQUINA COMPLEXA

Quanto ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o deputado informou que a Licença Ambiental foi tornada sem efeito, o que é um novo problema, uma outra situação. Othelino lembrou que a administração passada teve que passar um período estudando e tentando identificar soluções para os problemas encontrados. “Agora a equipe da atual gestão também precisa desse crédito, necessita do crédito para poder entender essa máquina”, frisou.

Othelino lembrou que a máquina municipal é complexa e tem um problema financeiro crônico, que já existia desde o início da gestão do ex-prefeito João  Castelo e que agora é muito maior. Segundo o parlamentar, a situação econômica das prefeituras, de um modo geral, é grave. Não é especificamente de São Luís e some-se a isso o fato da Prefeitura da capital ser, notoriamente, sabotada pelo governo do Estado.

E para finalizar, Othelino reiterou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior não se negou a fazer a parceria com o governo do Estado na área da Saúde, pelo contrário. “O governo é que não está interessado em parceria pelo bem do povo”, frisou.