AL abre posto avançado para recadastramento eleitoral biométrico

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
16/04/2013 14h31

AL abre posto avançado para recadastramento eleitoral biométrico
Foto original

 

A Assembleia Legislativa passou a contar, a partir desta terça-feira (16), de um posto avançado para o serviço de recadastramento eleitoral biométrico. O serviço será disponibilizado prioritariamente aos servidores da Casa, mas também realizará atendimento do público em geral.

 

O posto foi inaugurado pelos presidentes da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB) e do Tribunal, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues. A cerimônia também foi prestigiada por vários deputados estaduais, o diretor-geral do TRE, Gustavo Campos, e outros membros da Corte Eleitoral.

 

O recadastramento funciona logo no salão de entrada da Assembleia, em frente à agência do Banco do Brasil. Para isso, dois funcionários do TRE ficarão responsáveis pelo serviço, enquanto que outro pela entrega dos títulos eleitorais.

 

No local, duas câmeras digitais, dois notebooks, dois leitores biométricos e dois digitalizadores de assinaturas serão utilizados para agilizar o processo, que inicialmente será prestado por três meses, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

 

O eleitor deve apresentar obrigatoriamente o original e cópia de documento de identidade (RG, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento); comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros contidos na lei); e de quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995, que irão requerer a primeira via do título).

 

O recadastramento eleitoral biométrico foi iniciado em 4 de março e vai até 19 de dezembro em nove cidades do estado: São Luís (678.070 eleitores), São José de Ribamar (91.033), Barra do Corda (56.620), Timbiras (19.224), Jenipapo dos Vieiras (11.083), Fernando Falcão (6.597), Coroatá (45.340), Pirapemas (12.603) e Peritoró (15.918).

 

Na capital, além do posto da Assembleia Legislativa, ele é realizado no Fórum Eleitoral de São Luís (Av. Senador Vitorino Freire, Madre Deus); CSU Cohab (Av. 13, IV Conjunto, Cohab Anil); São Luis Shopping (Av. Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati); Viva Cidadão - Praia Grande (Av. Senador Vitorino Freire, 26-D, Praia Grande); Viva Cidadão - João Paulo (Rua Riachuelo, 3500, João Paulo); e Viva Cidadão - Shopping Jaracati (Av. Carlos Cunha, 3000, subsolo do Shopping Jaracati, Jaracati).

 

Outros seis municípios já utilizam a biometria: Raposa (14.710), Paço do Lumiar (47.422), Cajapió (7.689), São Vicente de Férrer (13.726), São João Batista (16.089) e Benedito Leite (3.474).

 

CIDADANIA

 

Segundo Arnaldo Melo, a inauguração de mais este serviço, além de ratificar a relação institucional entre os dois poderes, também contribui para que a cidadania seja reforçada. “O sistema biométrico é um dos mais seguros do mundo e estamos contribuindo para que o cidadão possa exercer seu direito de votar e faremos os esforços possíveis para que o máximo de pessoas realize seu recadastramento até o prazo final, contribuindo para que as próximas eleições sejam as mais transparentes possíveis da história”, afirmou.

 

O desembargador José Bernardo agradeceu a iniciativa, os esforços para a inauguração de mais um posto e disse que nos próximos dias dois postos móveis do Tribunal serão utilizados para facilitar o acesso ao serviço. “Isso ajudará principalmente àquelas pessoas que têm dificuldades de locomoção e aumentará a nossa capacidade de atendimento que hoje já chega a mais de dois mil por dia”, explicou.

 

Segundo o TRE, até a última sexta-feira (12), mais de 35 mil eleitores da capital agendaram e/ou realizaram o recadastramento eleitoral em São Luís, de um universo de 676.070 eleitores.

 

 


Banner