Ribeiro fala de projetos aprovados sobre aulas de trânsito e escola de tempo integral

Waldemar Ter / Agência Assembleia
17/04/2013 16h25

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (17), o deputado Manoel Ribeiro (PTB) falou da importância de dois projetos de lei de sua autoria aprovados na sessão plenária do dia anterior. O primeiro torna obrigatório, nas escolas do ensino fundamental e outras, a existência de matérias sobre trânsito e meio ambiente; e o segundo, cria no Colégio Marista, e em outros estabelecimentos que o Estado vai reformar ou construir, o ensino de tempo integral.

O parlamentar destacou a importância dos projetos e agradeceu aos colegas de plenário pela aprovação, pela importância dos temas para o Maranhão.

Sobre o primeiro assunto, Manoel Ribeiro contou que a cidade de Brasília, por haver adotado o ensino de trânsito nas escolas, possui o trânsito mais educado do país, exemplos seguidos por Petrópolis, Niterói, Rio Grande do Norte e que todos os Estados estão adotando. Disse que uma criança que vai num carro com o pai, ao vê-lo cometer uma infração, é o primeiro a repreendê-lo para que não cometa mais o erro. “E o pai vai se sentir envergonhado e não fará aquilo”, garantiu.

Ribeiro contou um exemplo de desrespeito no trânsito, registrado no bairro do Olho d’Água, após as ligações viárias feitas sobre o rio Pimenta, o que aumentou muito fluxo de carros por lá, com falta de respeito, motoristas andando na contramão e atrapalhando o trânsito como um todo. Revelou que viu uma criança falando: “Pai, você está na contramão. E num instante ele voltou para a mão e não cometeu mais o erro”, disse.

O deputado do PTB lembrou que quando foi vereador apresentou iniciativas sobre higienização da cidade e meio ambiente para que não joguem lixo no chão, recorrendo também às crianças nas escolas. “Porque uma criança que vê um adulto jogando lixo no chão, ela vai chamar a atenção. E tenho certeza de que esse adulto ficará envergonhado e não jogará lixo no chão, enfim, em vias públicas”, justificou.

O outro projeto do parlamentar petebista foi apresentado pela primeira vez em 2007/2008, para transformar o Colégio Marista em escola de tempo integral, mas não chegou a ser votado. Lembrou que solicitou ao então secretário de Educação do Estado, Lourenço Viera da Silva, para que comprasse o prédio do Marista, no centro da cidade, e torná-lo de ensino em tempo integral. O secretário achou uma boa idéia e o Estado o adquiriu.

Já neste mandato, Manoel Ribeiro contou que apresentou o projeto de lei tornando o local em escola de tempo integral, sendo aprovado agora. Garantiu também que assim o Estado terá um ensino melhor e pediu ao líder do governo, deputado Cesar Pires (DEM), que interceda junto à governadora Roseana Sarney (PMDB), para que seus projetos sejam sancionados devido à importância deles.