Deputados rebatem críticas da oposição e elogiam ações do governo

Nice Moraes / Agência Assembleia
22/04/2013 19h46

Deputados  rebatem críticas da oposição e elogiam ações do governo

Os deputados Stênio Rezende (PMDB), Alexandre Almeida (PSD) e Magno Bacelar (PV), destacaram, na sessão desta segunda-feira, 22, as ações que estão sendo implementadas pelo governo Roseana Sarney, onde centenas de municípios estão sendo beneficiados em setores como saúde, educação e estradas. Os pronunciamentos objetivaram rebater as críticas feitas anteriormente pelo deputado oposicionista Marcelo Tavares (PSB), que afirmou que o Maranhão só está construindo com o dinheiro do empréstimo feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES.

Stênio Rezende elogiou o governo itinerante, que no último fim de semana esteve nos municípios de Olho D’água das Cunhãs e Tufilândia, onde inaugurou hospitais e fez a distribuição de sementes. Ele garantiu que a população dos dois municípios agradeceu a governadora Roseana por todos esses benefícios que têm sido levados e aos municípios do Estado. “O governo está oferecendo, através da saúde, o que tem de melhor aos nossos irmãos conterrâneos”, ressaltou Stênio Rezende.

“Hoje, nós estamos junto com a governadora Roseana Sarney inaugurando, semana após semana, um hospital atrás do outro. Portanto, o governo, dessa forma, é que dá resposta a quem não acredita no trabalho”, disse Stênio Rezende. Ele destacou a qualidade das obras que estão sendo feitas, como as estradas e os hospitais que estão sendo aparelhados com o que há de mais moderno para atender a população.

Alexandre Almeida também destacou as ações do Governo do Maranhão na arrojada programação de investir na área de saúde e ainda discordou do comportamento dos deputados da Oposição que, segundo ele, tentam de todas as formas tirar o brilho dos investimentos que o governo do Estado faz na saúde do Estado. “De todas as maneiras a Oposição tenta tirar o brilho desse grande projeto arrojado da governadora Roseana, que é dar um salto na estrutura de saúde do nosso Estado”,disse Alexandre Almeida.

O parlamentar registrou ainda que,historicamente, o Maranhão foi o Estado que teve a menor relação médico/população, mas agora isso começa a mudar, sobretudo por conta desses investimentos que estão acontecendo no Estado, exatamente porque a capacidade instalada na área de saúde está aumentando. “O Maranhão está conseguindo avançar, está conseguindo melhorar a sua per capta, porque está investindo alto nesse segmento importante que é a saúde. Municípios que nunca sonharam em ter um hospital equipado, hoje, passam ter uma realidade diferente. Então, governadora Roseana, V. Exª.está no caminho certo. V .Ex.ª acertou quando, junto com o secretário de Saúde, comprou o desafio de transformar a saúde do nosso Estado”, declarou Alexandre Almeida.

Alexandre Almeida disse acreditar que quando a governadora Roseana concluir o seu mandato ela poderá caminhar, juntamente com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, por todo o Maranhão, para ver a grande satisfação da população maranhense, que antes buscava atendimento no Piauí. “Hoje essa realidade começa a mudar. E é por isso que não consegui ficar quieto ali na minha cadeira; não podemos admitir essa grande injustiça. Vamos dar a César o que é de César, e este governo vai ser conhecido como um governo que investiu, que enfrentou o problema de saúde e melhorou certamente as condições desta população ao acesso ao sistema de saúde”, disse.

Magno Bacelar sustentou que o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, está aplicando corretamente os 12% que compete ao governo do Estado. Ele frisou a construção dos hospitais de 20 leitos que foram construídos em alguns municípios, a exemplo de Afonso Cunha, que estão atendendo a população de forma eficiente.

“A governadora, nessa sua nova gestão, resolveu investir na saúde; e não se faz saúde se não tiver a instituição, o hospital; não se faz saúde se não tiver o dinheiro para pagar os profissionais e a manutenção”, disse Magno Bacelar.  O parlamentar criticou a fala do deputado Marcelo Tavares, que afirmou que o “governo Roseana Sarney é um Governo fiado”. “Não, eu digo o contrario: é um governo que tem crédito”, assinalou Bacelar.

Ele citou que a governadora Roseana Sarney tem um custo com o funcionalismo público e vai procurar viabilizar de todas as formas para que seu governo funcione.