Tavares diz que governo paga construção de hospitais com empréstimo

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
22/04/2013 19h47

Tavares diz que governo paga construção de hospitais com empréstimo
Foto original

 

O deputado Marcelo Tavares (PSB) afirmou, na sessão desta segunda-feira (22), que o Governo do Estado está utilizando dinheiro do empréstimo até para pagar os hospitais do programa “Saúde é Vida”. Tavares fez a revelação por conta da citação do deputado governista Stênio Rezende (PMDB), que disse que aqueles de duvidam dos hospitais “podem pegar o carro e sair pelo Maranhão procurando”.

 

Diante disso, o parlamentar socialista decidiu fazer a leitura de um documento com a relação das obras financiadas com os empréstimos que a governadora Roseana Sarney (PMDB) está fazendo, o que quebraria o Maranhão no futuro. Segundo ele, pouca coisa estaria sendo realizada com recursos próprios.

 

Na lista de obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), de acordo com a Secretaria de Estado Planejamento e Orçamento, com base em levantamento da assessoria especial de apoio institucional, vários hospitais foram pagos com dinheiro dos empréstimos. Citou os exemplos de Tufilândia, Olho D’Água das Cunhãs e Bernardo do Mearim, todos inaugurados recentemente.  

 

De acordo com Marcelo Tavares, a governadora está entregando agora cesta de 10 unidades hospitalares, mas as outras 60, do programa da Secretaria de Saúde, seriam esqueletos espalhados pelo Estado, já pagos com dinheiro do BNDES. Ele cobrou funcionamento de todas as unidades.

 

O deputado do PSB voltou a enfatizar que quem vai pagar a conta é o próximo governador. “Assim a gente constrói até barragem na lua, porque ela não vai pagar”, ironizou. “É o governo do fiado”, garantiu.

 

Citou ainda o exemplo dos hospitais de Caxias, que já está com a placa do BNDES, e o Carlos Macieira, em São Luís. O mesmo estaria acontecendo, segundo Tavares, com as estradas, uma parte financiada com dinheiro do empréstimo.

 

Em 2015, segundo o socialista, quando o Estado estiver pagando os empréstimos de R$ 6,1 bilhões, a dívida será o dobro do volume que a governadora encontrou.

 

“Se fosse uma quitanda, tudo bem, o problema que é o Governo do Maranhão. Deputado Stênio, menos alegria porque essa alegria terá que ser paga no futuro. A governadora de V.Ex.ª penhorou o futuro dos maranhenses. Os maranhenses agora devem muito, graças a este governo mirabolante. E ela só está indo entregar esses hospitais porque é candidata a senadora”, disparou.


Banner