Comissão da AL discute conflitos de terras e violência contra a criança

icone-whatsapp
Assecom / Eliziane Gama
24/04/2013 13h56

Comissão da AL discute conflitos de terras e violência contra a criança
Foto original

 

Na manhã desta quarta-feira (24) a Comissão de Direitos Humanos realizou mais uma reunião ordinária com o objetivo de discutir os conflitos agrários no Maranhão.

 

A reunião foi coordenada pela deputada Eliziane Gama (PPS) e contou com a presença dos deputados Bira do Pindaré (PT), Magno Bacelar (PV) e Fábio Braga (PMDB).

 

Os parlamentares receberam um grupo de lavradores da localidade de Engenho, Vila Sarney em São José de Ribamar. Eles denunciaram grilagem de terras e conflitos agrários envolvendo um ex-deputado.

 

Segundo os denunciantes, as famílias residem na localidade há mais de 100 anos e trabalham com o cultivo de hortaliças.   A comissão foi informada que capangas estão ocupando a área e intimidando os lavradores.

 

De acordo com a deputada Eliziane Gama, a comissão fará uma visita in loco a área na próxima semana acompanhada por representantes de órgãos como Defensoria Pública, Fórum de Moradia, OAB e Comissão Pastoral da Terra.

 

Entre os encaminhamentos da reunião ordinária estão o envio de requerimento a Defensoria Pública da União, solicitação de abertura de procedimentos na Secretaria de Segurança para apurar as ameaças que os lavradores estão sofrendo e reforço policial na área pelo 13º Batalhão da PM.

 

COMBATE A VIOLÊNCIA

 

O combate a violência contra a criança e adolescente será debatido nesta quinta-feira, dia 25 de abril às 15 horas durante Audiência Pública solicitada pela deputada Eliziane Gama que atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos.

 

Durante o evento será debatida a revisão do Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Contra Crianças e Adolescentes com participação de representantes do Ministério Público, Procuradoria Federal, e órgãos de defesa dos direitos da criança.


Banner