Assembleia oferece atendimento oftalmológico para servidores

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
29/04/2013 13h33

Assembleia oferece atendimento oftalmológico para servidores
Foto original

 

A Assembleia Legislativa iniciou, nesta segunda-feira (29), uma série de atendimentos oftalmológicos voltados aos seus servidores. A previsão é de que pelo menos 200 pessoas sejam atendidas diariamente até sexta-feira (3/4), quando encerra a ação organizada pela subdiretoria de Saúde e o Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão (Gedema).

 

O atendimento é realizado em um ônibus que funciona como unidade móvel, completamente equipada. As consultas são realizadas pelos médicos oftalmológicos Marilda Albuquerque e Francisco Júnior. Neste primeiro dia, o deputado estadual Dr. Pádua (PSD), também profissional da área, colaborou nos atendimentos. “Há mais ou menos um ano estávamos tentando realizar este tipo de ação e felizmente agora foi possível. Hoje, mais de 35% da população na faixa dos 40 anos precisa utiliza óculos porque tem algum problema. Às vezes você atende o público externo e os da casa, não. Então é isso que estamos tentando corrigir agora”, explicou o parlamentar.

 

Inicialmente o servidor realiza pré-exames de autorefração, procedimento utilizado para o ‘erro refracional do olho’ (grau) como miopia, hipermetropia ou astigmatismo; além de ser aferida a pressão do globo ocular. Em uma segunda etapa o servidor/paciente realiza exames como biomicroscopia, refratometria e de fundo de olho. “O objetivo é saber se o paciente possui algum problema mais sério como catarata, estrabismo e decorrente de diabetes, por exemplo. Isso é muito importante porque dos 38 atendimentos que realizamos até o final da manhã, detectamos cinco pessoas com grau severo de glaucoma”, explicou o deputado.

 

Para participar das consultas o servidor precisa realizar um cadastro na recepção do núcleo social, apresentando contracheque, RG, CPF e cartão do SUS. Os mesmo documentos também devem ser mostrados no dia do atendimento.


Banner