Interlegis realizará videoconferência para apresentar novos serviços

Zaíra Almeida / Agência Assembleia
03/05/2013 12h14

Interlegis realizará videoconferência para apresentar novos serviços

O Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, órgão de capacitação do Senado Federal, realizará, no próximo dia 8 de maio, a partir das 10h, o “Interlegis Online”, evento que será transmitido por videoconferência diretamente da sede do Instituto, em Brasília, para as 27 Assembleias do país. A ideia é apresentar os novos produtos e serviços do Instituto, bem como ações para fortalecer o relacionamento com a Comunidade Legislativa, com a inclusão definitiva do Programa Interlegis nas redes sociais.

O evento contará com a presença do diretor nacional do Programa Interlegis e 1º secretário do Senado Federal, senador Flexa Ribeiro, e do diretor executivo do ILB, Hélder Rebouças.

O “Interlegis Online” marcará o primeiro pacote de ações apresentado pelo ILB desde a sua recente reestruturação, tendo como forte característica a modernização e a capacitação. Serão abertos cinco cursos a distância, sem tutoria, quais sejam: “Introdução ao Orçamento Público”, “Cerimonial no Legislativo”, “Processo Legislativo”, “Poder Legislativo” e “Administração Pública”, sem limite de vagas.

O evento anunciará também um novo programa de buscas elaborado pela área de Tecnologia e Informação, chamado “Meta-Busca”. O programa é totalmente desenvolvido em software livre e, à exemplo dos demais produtos e serviços Interlegis, é gratuito.

Durante o encontro, será ativada ainda a página do Interlegis no Facebook (www.fb.com/InterlegisOnline), como forma de demonstrar que a proximidade com a Comunidade continua sendo um importante indicador de sucesso do Interlegis.

O evento será transmitido através do site www.interlegis.leg.br. Maiores informações poderão ser adquiridas também pelo fone (98) 3303-2634.

INTERLEGIS

Desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. Mais de três mil câmaras municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembleias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.